Notícias

Entenda por que não é recomendado tomar banho durante uma tempestade

0

A maioria das pessoas sabem que deve ser evitado tomar banho e lavar a louça durante uma tempestade de raios, mas você sabe o porquê dessa afirmação?

Primeiramente, é preciso destacar que a chance de ser atingido por um raio é baixa, mas é importante saber como se manter seguro durante fortes tempestades.

Em todo o mundo, cerca de 24 mil pessoas são mortas por raios a cada ano e outras 240 mil ficam feridas. A cada 50 mortes, uma ocorre no Brasil, o país com a maior incidência de raios do mundo.

As tempestades de raios

Foto: Getty Images

Para entender o porquê de se evitar tomar banho durante uma tempestade com raios é preciso entender como funcionam as tempestades e os raios.

Dois elementos básicos fazem com que as tempestade desse tipo prosperem: umidade e ar quente ascendente, que costumam acontecer no verão.

As altas temperaturas e a umidade criam grandes quantidades de ar úmido. Ele sobe para a atmosfera, onde pode formar uma tempestade.

Já as nuvens contêm milhões de gotículas de água e gelo que quando interagem podem gerar raios. As gotas de água que sobem encostam nas gotas de gelo que caem, passando uma carga negativa para elas, e ficando com uma carga positiva.

Em uma tempestade de raios, se separam as cargas elétricas positivas e negativas para criar separações de cargas massivas dentro das nuvens.

Conforme as nuvens carregadas se movem sobre a Terra, elas geram uma carga oposta no solo, e isso atrai uma descarga de raio em direção ao chão.

A tempestade de raios tem como finalidade equilibrar suas cargas e faz isso descarregando-as entre regiões positivas e negativas.

O caminho dessa descarga é geralmente o de menor resistência, por isso, superfícies que são mais condutoras (como o metal) têm mais chance de serem atingidas durante uma tempestade. 

A principal orientação é: quando ouvir um trovão, vá para dentro. No entanto, existem atividades dentro de casa que também devem ser evitadas.

Caminho de menor resistência

Foto: Getty Images

Caso um raio atinja a sua casa, a eletricidade seguirá o caminho de menor resistência até o solo. Os fios de metal ou água no encanamento, por exemplo, fornecem um caminho condutor conveniente para a eletricidade seguir até o solo.

O chuveiro oferece os dois, água e metal, o que faz dele um caminho ideal para a eletricidade. Por isso o perigo de tomar banho com tempestades de raios.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA orientam que as pessoas evitem todas as atividades com água durante uma tempestade com raios, até mesmo lavar louça, para diminuir o risco de acidente.

Além da água, existem outros riscos a serem observados durante uma tempestade deste tipo. Um deles é se apoiar em uma parede de concreto. Embora o concreto em si não seja tão condutor, se ele for reforçado por vigas de metal, pode fornecer um caminho condutor para o raio.

Também deve ser evitado qualquer dispositivo ligado a uma tomada elétrica (computador, televisão, máquina de lavar roupa, lava-louça). Eles também podem fornecer caminhos para o relâmpago.

De acordo com matéria da BBC, também é importante notar que se você consegue ouvir trovões à distância, então você está perto o suficiente da tempestade para que os raios cheguem até você, mesmo se não estiver chovendo.

Isso porque os raios podem atingir áreas a até 16 quilômetros de distância da tempestade de origem. Também vale destacar que até meia hora depois de ouvir aquela última trovoada costuma ser um momento seguro para se aventurar de volta ao banho.

Além disso, é importante ressaltar que tempestades de raios e trovões geralmente gostam de deixar os maiores para o final.

Fonte: BBC

Empresário que rompeu contrato após ser chamado de ‘negão’ perde ação

Artigo anterior

Mulher ganha indenização dos Correios por atraso na entrega de encomenda

Próximo artigo