Curiosidades

Erupção do maior vulcão ativo do mundo vira “show de lava”. Assista!

0

Você já deve ter ouvido ou até visto imagens de um vulcão pelo menos uma vez na vida. Trata-se de estruturas geológicas a partir do vazamento de magma, gases e partículas quentes da superfície. Embora sejam extremamente “atraentes”, podem ejetar grandes quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera. Quando um vulcão entra em erupção, por exemplo, pode mudar totalmente o clima para pior.

Os vulcões estão entre os maiores causadores de poluição natural. E não é difícil encontrar um nas regiões onde eles existem. Isso porque apresentam um formato cônico e montanhoso. É basicamente a forma que vemos nos desenhos animados, mas com uma aparência um pouco mais grotesca e, digamos, curiosa.

Essa erupção está na lista dos grandes desastres naturais. O preocupante é que na maioria das vezes elas são imprevisíveis e causam danos indiscriminados. Os danos vão além, afetando a economia local, visto que as casas próximas a eles tendem a ser desvalorizadas. Isso resulta ainda no afastamento do turismo, interrompe o tráfego aéreo e consome grande renda pública e privada em reconstruções.

Recentemente, o maior vulcão ativo do mundo entrou em trabalho de erupção. É claro que o acontecimento logo se tornou um evento e virou um “show de lava”. As redes sociais foram tomadas por matérias a respeito disso e nós decidimos trazer para você. Confira a seguir.

Erupção do maior vulcão ativo do mundo chama atenção

Nos últimos dias, começou um grande movimento no Parque Nacional dos Vulcões, no Havaí. Tudo por causa do protagonista Maua Loa, o maior vulcão ativo do planeta. Suas atividades começaram no final de novembro, após 40 anos adormecido. O fenômeno natural chega a expelir lava de até 60 metros de altura. Isso resulta em rios de rocha derretida.

O parque costuma ficar com seus portões abertos em tempo integral. No entanto, a volta do grande Mauna Loa mudou um pouco a situação por lá. A administração local fechou o acesso à área de cume para os visitantes. A medida foi tomada em prol da proteção da população, pois há riscos de possíveis acidentes durante a visitação.

A porta-voz do parque, Jessica Ferracane, garantiu, durante uma entrevista, que mesmo com todas as restrições “a vista tem sido espetacular”. Completou dizendo que quem visita o local, pode apreciar de longe a erupção do vulcão Kilauea e a lava oriunda da fissura do Mauna Loa.

De acordo com geólogos, esse fenômeno não oferece qualquer risco à área ou às pessoas que vivem por lá. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirmou ainda que o fluxo de lava expelido pela encosta do vulcão é interrompido antes mesmo de chegar à principal estrada da montanha, a Saddle Road. Mas é preciso ficar atento, pois o Mauna Loa é dinâmico e pode mudar suas atividades sem aviso prévio.

Possíveis consequências da erupção do vulcão

Embora não tenha chegado a ser uma ameaça para a população, os estudiosos alertam para consequências desse evento do vulcão. Os ventos, por exemplo, podem carregar o gás vulcânico, além de cinzas finas e fios de vidro basalto. Por sua vez, esses fios apresentam risco de ferimentos, principalmente nos olhos e na pele, visto que são muito afiados.

Como medida de segurança, as autoridades locais do Havaí fecharam diversas rodovias da região, além de abrirem dois abrigos. Em paralelo à volta de atividades do Mauna Loa depois de 40 anos, o vulcão Kilauea, localizado no flanco Sudeste de Mauna Loa, entrou em erupção quase continuamente entre 1983 e 2019.

Uma pequena erupção ocorre há meses. A última vez que o maior vulcão do mundo entrou em erupção, em 1984, durou 22 dias até parar por completo.

Fontes: Olhar Digital

Internado, Pelé diz ter ido a hospital fazer ‘visita mensal’ e agradece homenagem do Catar

Artigo anterior

Mulher perde 35 quilos com chip no cérebro que inibe desejo de comer

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido