CuriosidadesMundo Animal

Esquilos tem quatro tipo de personalidades que moldam seus ecossistemas

0

O mundo animal é algo fascinante e amplo. Em suma, uma simples e rápida observação no meio nos faz ficar com diversas pulgas atrás da orelha. Isso porque há tanto o que aprender, que estudar ou apenas ver, que não sabemos por onde começar. Em suma, estudiosos do mundo inteiro dedicam suas vidas aos estudos dos animais. Alguns chamam a atenção por causa de suas aparências um tanto exóticas. Outros, se destacam pelo comportamento, alimentação, forma de reprodução ou de comunicação.

Ademais, o que muitos podem não saber é que os humanos não são os únicos com grandes personalidade. Alguns traços de temperamento e estilos de enfrentar as coisas forma observados entre uma variedade de animais. Como por exemplo, as anêmonas-do-mar, peixes, pássaros, mamíferos, aranhas e lagartos. E existem alguns especialistas que acreditam que a personalidade existe em todo reino animal.

Ao que tudo indica, os esquilos não fogem a essa regra. Uma pesquisa que durou três anos do esquilo terrestre coberto de ouro das Montanhas Rochosas mostrou quatro traços principais de personalidade. Dentre eles estão inclusos a ousadia, agressividade, nível de atividade e sociabilidade.

Estudo

Essas mesmas características são vistas em outros esquilos terrestres, como por exemplo nas marmotas de barriga amarela e esquilos terrestres de Belding. Em suma, esses traços de personalidade parecem ter um impacto forte em como o animal escolhe o seu nicho ecológico e como ele usa seus recursos.

Dentre os esquilos, os esquilos terrestres com manto de ouro são os mais ousados. Eles se movem mais rápido e tendem a ter um alcance maior do que os outros esquilos mais tímidos.

Já os esquilos vermelhos norte-americanos, que são mais ativos, tem uma propensão maior de viajar para mais longe para cruzar o território de outros esquilos vermelhos, mesmo ele sendo considerado anti-social.

“Isso se soma ao número pequeno, mas crescente, de estudos que mostram que os indivíduos são importantes. A contabilização da personalidade no manejo da vida selvagem pode ser especialmente importante ao prever as respostas da vida selvagem a novas condições, como mudanças ou destruição do habitat devido à atividade humana”, disse a ecologista de vida selvagem Jaclyn Aliperti, da Universidade da Califórnia, Davis, e principal autora do estudo.

Personalidade

Esquilo1 984x654, Fatos Desconhecidos

Contudo, conseguir identificar esses traços de personalidade entre os animais não é uma tarefa fácil. E requer uma coleta de vários dados.

“Personalidade é uma palavra subjetiva com a qual muitos podem se identificar, mas em nosso campo, você não pode constituir um comportamento como um certo tipo de personalidade sem defini-lo e mostrar estatisticamente que os indivíduos mostram consistentemente o mesmo comportamento repetidas vezes”, pontuou.

No decorrer da história, os cientistas reuniram várias formas padronizadas para quantificar os traços de personalidade dos animais. E quatro testes foram usados para o estudo com os esquilos com o manto de ouro.

Os experimentos foram feitos ao longo de três verões nas áreas de vida dos esquilos. E eles foram repetidos entre os mesmo esquilos várias vezes, quando isso era possível.

Análises

Esquilo2 700x521, Fatos Desconhecidos

Analisando os dados, os pesquisadores não encontraram nenhum sinal de um tipo de personalidade exploratória entre esses animais. No entanto, todas as outras categorias principais de comportamento estavam presentes.

Outra descoberta foi que os esquilos pontuaram mais alto para os tipos de personalidade mais ousados. E os tipos de personalidade mais ativa tendiam a explorar áreas centrais maiores do que aqueles que tinham uma personalidade mais tímida ou menos ativa.

“A predação é uma fonte significativa de mortalidade para esquilos terrestres de manto dourado, e indivíduos mais ousados ​​são, por definição, mais propensos a riscos. Portanto, é possível que indivíduos mais tímidos restrinjam os movimentos a áreas conhecidas e seguras, enquanto os indivíduos mais ousados ​​regularmente se aventuram em áreas mais arriscadas, expandindo assim sua área central usando manchas de habitat que os indivíduos mais tímidos evitam”, explicaram os pesquisadores.

Esquilos

Esquilo3 667x1000, Fatos Desconhecidos

Já os esquilos com uma personalidade mais agressiva tinham áreas de vida  e centrais maiores. Além de também dominarem poleiros rochosos. Os pesquisadores acreditam que essa característica, em particular, empurra a espécie para novos lugares.

“Não é surpreendente que indivíduos mais ativos, ousados ​​e agressivos tendam a ter maior acesso a poleiros, já que esses tipos de comportamento, que muitas vezes são correlacionados como pró-ativas ou primeiras síndromes comportamentais, costumam exibir maior uso de recursos e espaço”, ressaltaram os pesquisadores.

“Mas a personalidade animal é uma ciência difícil. Em suas raízes, depende de pesquisadores categorizarem observações de animais, o que significa que nunca podemos realmente ter certeza se há outras características ou comportamentos que não estamos explicando”, concluiu Aliperti.

Fonte: https://www.sciencealert.com/scientists-have-identified-the-four-main-personality-types-of-the-squirrel

Animais mudam a forma dos seus corpos para sobreviver às mudanças climáticas, segundo cientistas

Matéria anterior

7 companheiros de banda que se odiavam

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos