CuriosidadesMundo Animal

7 lugares no Brasil para ver animais em seu estado selvagem

0

O mundo animal perde a cada dia um pouco da diversidade. A caça desenfreada e o comércio ilegal são alguns dos principais problemas enfrentados. Na América do Sul, o comércio de onças pintadas. Na África, a extinção dos elefantes. E em outros lugares pelo mundo afora, pescadores atiram em lobos californianos na costa do estado de Washington ou em ursos cativos do Vietnã que, por vezes, acabam morrendo de fome.

No entanto, apesar das inúmeras perdas, a vida selvagem resiste. Sabemos que o lugar de vida selvagem é do lado de fora. Ou seja, não são shows com animais, bichos presos em jaulas para tirar fotos com turistas, ou então golfinhos treinados para dar beijo nos visitantes de um parque.

Por isso, os amantes da natureza e que realmente amam os animais sabem que para contemplá-los de forma real eles tem que ser vistos soltos na natureza. Claro que quando pensamos em ver animais na vida selvagem logo nos lembramos do safari na África. Mas o que muitas pessoas não sabem é que no Brasil existem destinos onde as pessoas podem ver os animais em seu estado selvagem.

Indo de animais a beira da praia até expedições exclusivas, o Brasil tem destinos perfeitos para quem quer ver vida selvagem. Mostramos aqui alguns desses lugares.

1 – Parque Nacional das Emas

Esse parque fica no estado de Goiás. Nele, seja a pé ou de carro, a coisa mais comum é a observação de animais. Lá, existem mais de 600 espécies de aves, além de outros animais, como por exemplo a própria Ema que dá nome ao parque, veado-campeiro, raposa e lobo guará.

De todos os 500 quilômetros de estrada dentro do parque, 250 deles são abertos para que os visitantes circulem com seus carros em trilhas autoguiadas.

2 – Meandros do Araguaia

O lugar também é em Goiás e é considerada uma das maiores concentrações de biodiversidade do cerrado brasileiro. Ele é o lar de animais selvagens como iguanas, tartarugas, botos, cervos-do-pantanal, jacarés e onças.

Esse lugar abriga quase 360 mil hectares de área preservada, em um lugar que é conhecido como planície de inundação. que é uma espécie de Pantanal de Goiás. O Meandros do Araguaia é a versão mais isolada e preservada no rio Araguaia, que fica entre Goiás e Tocantins.

3 – Pantanal

O Pantanal é um Patrimônio Natural da Humanidade. A região já foi um cenário de caça incontrolada, mas hoje é um paraíso para as pessoas que amam a vida selvagem.

Ele é a maior planície alagável da Terra e o menor bioma do Brasil. Ele tem 210 mil quilômetros quadrados e é o lar de quase mil espécies de animais. Para os amantes e entusiastas da vida selvagem, ir ao Pantanal é uma das experiências mais impactantes.

4 – Bonito

As águas desse lugar sempre entram nas listas mundiais de transparência de águas. Elas são tão transparentes por conta da concentração de calcário que age como um filtro natural. E os rios de Bonito são conhecidos por suas flutuações e atividade aquática onde os visitantes podem seguir a correnteza do rio observando os animais.

A flutuação mais famosa é a da Nascente Sucuri, que fica em uma fazenda com mais de oito mil hectares. Nela, é possível flutuar por 1.800 metros do rio Sucuri, que é considerado o mais cristalino do Brasil.

5 – Litoral Sul

Esse lugar de Santa Catarina é um do pontos mais belos da costa brasileira. E ele é conhecido como destino de baleias. Entre agosto e novembro, o litoral sul recebe aleias-franca e seus filhotes. Entre esses meses é o período recomendado para os visitantes irem até a região para observar esses animais.

6 – Abrolhos

A tradicional temporada de observação de baleia Jubarte vai de julho até novembro. Entre esses meses, aproximadamente 15 mil baleias vão até a Antártida para o litoral brasileiro para se reproduzirem.

Justamente por ser o principal berço para esse ritual ele já se transformou em uma grande atração turística.

7 – Fernando de Noronha

A 545 quilômetros de recife, o arquipélago de  Fernando de Noronha tem uma das melhores visibilidades do Brasil. E nele, é possível ver a vida marinha, não apenas em áreas rasas mas também como na Praia do Sueste.

Toda segunda-feira, os biólogos do Projeto Tamar fazem a captura internacional de tartarugas marinhas. O programa incluiu a captura e marcação das tartarugas para elas serem estudadas.

Esses são os benefícios do suco de tamarindo para a nossa saúde

Matéria anterior

7 famosos que chocaram todo mundo com sua magreza

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.