CuriosidadesMundo Animal

7 animais que podem ser extintos em 10 anos

0

O mundo é um lugar complexo. O planeta Terra tem mais de quatro bilhões de anos e já foi abrigo de muitas formas de vida, a maioria já não existe mais. O maior exemplo de extinção que nós conhecemos são os dinossauros. Eles eram os verdadeiros seres operantes na Terra, mas depois de um meteoro, eles foram completamente eliminados.

Mas a verdadeira forma de extinção acontece aos poucos. Segundo estimativas científicas, existem por volta de 7,7 milhões de espécies no planeta Terra, sendo quase um milhão catalogadas. Destas quase oito milhões, acredita-se que um milhão de espécies não irão existir mais até 2050. Ou seja, o número de animais com perigo de extinção é altíssimo na nossa sociedade atual.

Às vezes uma pequena ação pode mudar o destino desses animais. Não colaborar com o desmatamento ou com a poluição já é um grande passo para frear a extinção no reino animal.  Mesmo assim, temos as espécies que estão mais ameaçadas do que outras. Mostramos aqui algumas espécies que podem deixar de existir nos próximos 10 anos.

1 – Beija-flor

O beija-flor corre o riso de extinção por causa do aquecimento global, do desmatamento, dos composto químicos agrícolas e por causa da caça a esse animal.

2 – Girafa

Os fatores que fazem as girafas estarem em perigo de extinção nos próximos 10 anos são vários. Dentre eles estão, o crescimento demográfico humano, caça ilegal, perda dos habitats, expansão da agricultura e mineração.

3 – Abutres

Segundo Darcy Ogada, membro da ONG Fundo Peregrino para Investigação e Ciência, as pessoas não dão a importância necessária para o risco de extinção dos abutres.

“Um científico do Serviço de Vida Silvestre do Quênia nos contou que sua equipe estava preocupada tentando salvar elefantes e rinocerontes e que, quando era a vez de proteger os abutres, já estavam cansados demais”, ponderou.

A caça furtiva é a maior causa do desaparecimento desse animal. Já que sua dieta é essencial para a limpeza da natureza.

4 – Búfalo de água

Esse é um animal bastante emblemático para algumas culturas, como por exemplo a chinesa e a indiana. Mas ele pode desaparecer em uma década. Uma das causas para isso é a presença de tigres predadores na região. Mas a principal ameaça aos búfalos de água é o ser humano que, além de caçá-lo, degrada o solo e acaba com o habitat do animal.

5 – Caranguejo de rio

De acordo com ecologistas, o caranguejo nativo desapareceu de grande parte dos rios já no fim da década de 1970 por conta da afanomicose e degradação do ecossistema fluvial. “Desde então, foi abandonado e inclusive condenado à extinção por muitos governos e supostos cientistas”, explicou a ONG.

6 – Cervo

Por mais que a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) classifique várias espécies de cervos como estado de “preocupação menor”, em outras listas o animal está à beira da extinção. Isso se deve principalmente as mudanças feitas em seu habitat.

7 – Golfinho

O principal problema que os golfinhos enfrentam são as redes de pesca. Isso porque eles ficam presos nelas e acabam morrendo. Além das redes, a constante poluição do oceano também ajuda para que esses animais deixem de existir nos próximos 10 anos.

7 super heróis e vilões LGBTQIA+ para você conhecer

Matéria anterior

7 alimentos que fazem um estrago no seu corpo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar