Curiosidades

Essa casa feita de garrafas de plástico é 18 vezes mais resistente a terremotos

0

A cada dia que passa, nós chegamos mais perto do colapso ambiental. Problemas no meio ambiente, como aquecimento global e buraco na camada de ozônio, são uma ameaça à vida humana, como também é um perigo para a permanência de qualquer ser vivo no planeta Terra. Mas um dos problemas ambientais que mais preocupam é a poluição, e suas consequências.

Dessas, uma forma que está mais evidente é a poluição de plástico que é descartado na natureza. O material pode demorar até mais de 600 anos para se decompor no meio ambiente.

Esse tipo de poluição pode ser vista no mundo inteiro com garrafas plásticas sendo vistas jogadas em praticamente todos os lugares. Contudo, na Nigéria essas garrafas podem ser encontradas ao longo de muitos quilômetros de estradas. E a quantidade é tão impressionante que foi possível criar um negócio de construção sustentável com elas.

Casa

Todos nós sonhamos em morar em um lugar do jeito que sempre imaginamos. Ainda na infância, nos imaginamos morando em grandes castelos, com vários quartos, salas enormes com lustres de tirar o fôlego, como nos filmes da Disney que acompanhamos. Já na vida adulta, queremos apenas um lugar confortável onde possamos ficar em paz.

Mas conforme vamos crescendo vemos que esse sonho da casa própria é um pouco mais difícil de realizar do que imaginávamos. E muitas vezes fica apenas no campo dos sonhos mesmo.

Garrafas plásticas

Contudo, em alguns lugares do mundo pessoas parecem unir o útil ao agradável e fazer uma solução que beneficie tanto as pessoas como o meio ambiente. Na realidade, atualmente existem casas sendo construídas com garrafas de plástico descartadas. As garrafas são cheias com areia e fixadas em uma parede através de um padrão de treliça. Essas casas são vendidas a preços baixos, o que ajuda muito as vilas rurais da Nigéria, que é um dos países africanos mais populosos.

Engana-se quem tem um pé atrás com esse tipo de construção. Isso porque, esse método de construção além de ser mais ecológico também é forte e durável. Além de ser capaz de resistir a terremotos e até mesmo a balas.

A tecnologia é chamada de tijolo-garrafa. E segunda a Al Jazeera, as paredes feitas com essa tecnologia são 18 vezes mais resistentes do que as paredes de tijolos normais.

Projeto

O projeto da construção dessas casas emprega, no estado central de Kaduna, jovens que estão fora da escola ou então desempregados. Eles enchem as garrafas de areia antes de empilhá-las em meio a uma cola e proteger o lado de fora com uma rede.

No final, o resultado é bastante impressionante e pode custar um terço a menos do que as casas tradicionais da região. Até porque, as matérias-primas que são usadas nessas casas são praticamente gratuitas.

Por casa são usadas aproximadamente 14 mil garrafas de plástico. E a empresa que constrói essas moradias espera apresentar o seu projeto para o governo nigeriano com o objetivo de conseguir algum financiamento extra e conseguir expandir esse empreendimento.

E uma coisa é certa, com essa iniciativa a coleta de garrafas nas estradas cheias de lixo está beneficiando tanto a vizinhança do lugar como também todo o planeta.

7 filmes que acabaram inspirando crimes na vida real

Matéria anterior

Por que ninguém pode nascer em Fernando de Noronha?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Curiosidades

Você também pode gostar