Essa é a verdadeira origem do buquê de flores, ela não é nada romântica

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      18/04/17 às 19h44

Todo mundo desde pequeno está acostumado a ver as noivas jogando o buquê nos casamentos, e a mulher que pegar o buquê, reza a lenda que será a próxima a se casar. Mas vocês sabem qual é a origem dessa "lenda" do buquê de noiva?

Nos tempos antigos, na Roma e na Grécia clássica, as mulheres usavam em seus corsages ou colares de casamentos algumas ervas. Para elas, isso ajudava a afastar os maus espíritos. Um pouco diferente da tradição hoje em dia, elas comiam os colares durante o banquete, para possivelmente trazer poderes afrodisíacos. Mas como elas passaram a usar flores e não ervas? Para entendermos melhor, vamos voltar para a Idade Média.

Desde os tempos das civilizações clássicas, as coisas estavam evoluindo, como a higiene pessoa, por exemplo. Os romanos adoravam o banheiro, mas tomar banho começou a ser algo rejeitado pelos médicos, que acreditavam que água quente era uma porta de entrada para infecções. Na época, a Igreja jogou um pouco de lenha, desaconselhando as pessoas a nadarem, pois até então, esse era um ato indecente.

Sendo assim, a higiene pessoal era algo raro, feito apenas com um pano úmido. Na verdade, era de costume tomar banho apenas uma vez no ano, exatamente no mês de maio, e ainda não era muito higiênico, já que a família usava a mesma água. Na época, as mulheres jovens eram as últimas a usarem a banheira, portanto, elas usavam uma água extremamente suja.

Os casamentos costumavam ser realizados em junho, e o odor corporal já dava para sentir, principalmente nas mulheres. Já que a higiene era inexistente, uma mistura bastante nojenta com suor, como as mulheres faziam com o cheiro quando chegavam ao altar? Bom, elas seguravam um buquê de ervas ou flores para dar aquela enganada no cheiro. Felizmente as coisas mudaram para melhor, a higiene pessoal é feita por todo mundo, mas o costume do buquê de flores continua até hoje.

Mas e aí, já sabiam da origem do buquê de flores? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+