Curiosidades

Essa tinta ultrabranca pode eliminar a necessidade de ar condicionado

0

Em suma, quando pensamos em cores opostas, logo imaginamos branco e preto. E se pudesse se intensificar essas cores? Se considera o Vantablack a tonalidade mais escura já vista até hoje. Ela absorve praticamente toda a luz ao seu redor, apenas 0,035% da luz visual escapa.

Agora, os cientistas norte americanos criaram uma tinta ultrabranca, que é o yin do yang do Vantablack. Em suma, essa tinta desenvolvida, de acordo com eles mesmo, pode até dispensar o uso de ar-condicionado. Além de também diminuir as emissões de carbono, se ela for usada em grande escala.

Quem desenvolveu essa tinta foram os engenheiros da Purdue University em Indiana nos EUA. Ela consegue refletir 98,1% da luz solar. É essa capacidade de reflexão que faz com que a tinta consiga resfriar prédios.

Tinta

Ao contrário da tinta branca conhecida, essa ultrabranca é feita com um composto químico que se chama sulfato de bário. As partículas desse sulfato são compostas de vários tamanhos, então elas se espalham como raios solares. Além de terem a capacidade de resfriar as superfícies imediatas que estão à sua volta.

Se engana quem pensa que o uso da tinta branca com o objetivo de resfriar prédios é uma coisa nova. Ela é usada dessa forma há séculos. Contudo, essa nova forma especificamente absorve menos luz solar e, por isso, absorve menos calor, como dizem os pesquisadores.

Para se ter uma ideia, a tinta normal absorve entre 10 e 20% da luz solar. Essa nova tinta ultrabranca absorve 1,9%. Segundo os pesquisadores, é essa quantidade pequena que faz com que o prédio pintado com essa tinta perca calor de forma geral.

“Se você usar essa tinta para cobrir uma área de telhado de cerca de 300 metros quadrados, estimamos que você poderia obter uma potência de resfriamento de 10 quilowatts. Isso é mais poderoso do que os condicionadores de ar centrais usados pela maioria das casas”, disse o pesquisador-chefe Xiulin Ruan, professor de engenharia mecânica em Purdue.

Aplicações

Conforme disseram os pesquisadores, Isso é o mais frio registrado, conseguindo manter as superfícies 7° Celsius mais frias do que outros ambientes. E 13° Celsius mais fria durante a luz solar forte.

De acordo com Lukas Schertel, um especialista em dispersão de luz da Universidade de Cambridge que não esteve envolvido na pesquisa, essa descoberta foi bem emocionante. E se se usar essa tinta ultrabranca em uma escala industrial ela pode ter um impacto positivo no clima já que diminuirá o consumo de energia.

“A pesquisa com tintas de resfriamento ganhou força nos últimos anos. E se aplicadas em escala industrial, incluindo geradores e outras máquinas que irradiam calor, elas, em teoria, podem ter um impacto global na eficiência energética. O desafio seria encorajar a aceitação comercial”, pontuou ele.

Para que isso se torne uma realidade, a fabricação da tinta ultrabranca tem que ser escalonável e acessível. De acordo com Schertel, os materiais que são usados para sua fórmula já são amplamente disponíveis. O que falta é algum fabricante fazer com que eles se tornem econõmicos.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/tinta-ultrabranca-pode-dispensar-necessidade-de-usar-ar-condicionado/

O funeral da rainha Elizabeth II já está planejado. Veja como

Artigo anterior

7 atores que se apaixonaram pelos animais que contracenaram

Próximo artigo