Usaram um laser para iluminar o material mais negro já criado até hoje

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      09/04/18 às 14h50

Você já se perguntou quão escuro uma coisa pode ser? Bom, esse é o Vantablack, um material tão escuro que é impossível ver seus detalhes. É considerada a tonalidade mais escura já vista até hoje. Feito pela empresa britânica Surrey NanoSystems, ele absorve praticamente toda a luz ao seu redor, apenas 0,035% da luz visual escapa.

O matéria não pode ser considerado uma cor, já que o caso aqui é a ausência dela. Foi criado por cientistas através de nanotubos de carbono que são muito mais finos do que qualquer cabelo humano. Tal tonalidade só se tornou possível pois cada centímetro quadrado dela há cerca de um bilhão de nanotubos de carbono. Por isso, quando a luz entra em um objeto dessa tonalidade, ele fica "presa" dentro. Isso impossibilita que a luz chegue até seus olhos. A Surrey NanoSystems fez o Vantablack original em 2014, que eles disseram ter absorvido 99,96% da luz que o atingiu.

Aplicações

material

O material possui algumas aplicações em câmeras astronômicas, sistemas de digitalização de infravermelho e telescópios, uma vez que possui níveis praticamente indetectáveis de liberação de gases e precipitação de partículas, que podem contaminar geradores de imagens sensíveis. E possui alguns usos militares que o fabricante do matéria não tem permissão de falar.

Mesmo que pareça o Vantablack não é uma tinta. Isso faz com que algumas coisas não possam se "pintados" com tal tonalidade. Porém, desde que os projetos tiveram início há três anos, diversos arquitetos, designers e astrônomos demonstraram interesse nele. Mas não acaba por aí, algumas pessoas disseram que gostariam de poder se enrolar nessa cor, enquanto outras queriam comê-la.

E aí, o que acharam da matéria? Seria bastante legal poder ver suas aplicações pessoalmente, não é verdade? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Via   Iflscience     MV  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+