Você parou para se perguntar: qual o gênero de jogos preferido dos gamers brasileiros? Logo de cara, muitos podem pensar o tipo de jogo mais consumido seria o de futebol, certo? No entanto, mesmo estando entre os mais populares, esse não é o gênero de games favorito dos brasileiros. Ao invés disso, encontramos um outro gênero, que é bastante clássico, o de ação/aventura.

Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela "Brasil Game Show", a maior feira de games de toda a América Latina, sobre o mercado de games brasileiro. Também vale lembrar que a pesquisa foi realizada em parceria com o DataFolha, um instituto de pesquisas do Grupo Folha.

Nada de jogos de futebol ou FPS, estamos falando de outro gênero

Publicidade
continue a leitura

Além de apontar o gênero favorito dos jogadores brasileiros, a pesquisa também mostrou o perfil dos gamers. Nesse sentido, de acordo com o levantamente, 38% dos jogadores entrevistados afirmaram jogar algum tipo de game. Dito isso, games de ação e aventura foram os títulos mais citados nas entrevistas. "Cerca de 4 a cada 10 brasileiros costumam jogar games em alguma plataforma, mesmo que de vez em quando. A maioria não possui este hábito", afirma o estudo.

Do total de entrevista, vale lembrar que 58% afirmaram não se interessar por jogos eletrônicos. Desse modo, ainda de acordo com a pesquisa, o maior número de jogadores se concentra na região Sudeste do país, com 44% do total de usuários que costumam jogar com uma certa frequência. Seguindo esse perfil, em sua maioria, o jogador brasileiro se mostra masculino (sendo 53% dos players) e com uma média de idade de 30 anos. Para além dos gamers casuais, 33% dos jogadores afirmaram jogar algum tipo de game todos os dias. "O divertimento é a maior razão que leva ao jogo eletrônico. Contribuem também gosto pelo jogo e passatempo", afirma o trabalho.

Publicidade
continue a leitura

Conhecendo mais do perfil do gamer brasileiro

Se, em primeiro lugar, temos jogos de ação e aventura, em segundo lugar, temos os títulos de esporte. Com isso, também ressaltamos que, séries de futebol como FIFA e PES são especialmente fortes no mercado brasileiro de games. Na terceira colocação, temos jogos de estratégia como um dos mais procurados. Em seguida, temos a seguinte ordem: (4º) Corrida; (5º) Battle Royale; (6º) Lutas; (7º) FPS; (8º) Simulador; (9º) RPG; (10º) MOBA; (11º) MMO; (12º) Card Game e; (13º) Raciocínio. Dessa forma, entre os games de Battle Royale mais populares no Brasil, estão Free Fire e Fortnite.

Publicidade
continue a leitura

De acordo com o estudo, 4 de cada 10 jogadores acompanham o cenário de esportes eletrônicos. Nesse sentido, percebemos que as competições vêm crescendo no Brasil, mas ainda não um consenso de popularidade entre os gamers. E claro, a pesquisa também inclui dados sobre as pessoas que não jogam. Desse modo, dos entrevistados, 65% afirmaram não jogar por falta de tempo e 31% disseram não gostar ou terem paciência para jogar.

Ao todo, o estudo envolvendo o DataFolha e Brasil Game Show entrevistou diretamente 2.446 pessoas em 145 municípios brasileiros. Sendo assim, toda a pesquisa foi realizada dentro do primeiro trimestre de 2020. Dos entrevistados, a maioria têm filhos e uma média de renda de R$ 3.360.

Publicado em: 21/08/20 22h02