• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Estes filmes provam que 1999 foi o melhor ano para as animações

POR Luara Vargas    EM Fatos Nerd      02/03/19 às 16h00

Em 2019 muitos clássicos do cinema completam 20 anos. Alguns filmes como O Clube da Luta, Matrix e o Sexto Sentindo foram todos lançados em 1999. Para a animação, o ano também revelou grandes surpresas. Alguns críticos até mesmo consideram que o último ano do milênio tenha sido um dos melhores anos de filmes da história. Bem, isso não podemos afirmar. Porém, iremos lhe mostrar o motivo para agradecer a 1999 pela infância maravilhosa que tivemos.

Durante a maior parte da história do cinema, um único estúdio dominou toda a conversa sobre animação de longa metragem: a Disney. Até o final dos anos 1990, quase todas as tentativas de competir com o Mickey falharam. Este domínio incontestado estava mudando nos anos 1990, quando o império absoluto da Disney estava chegando ao fim. A DreamWorks já havia lançado um grande desafio para a Disney em 1998, com as estreias de FormiguinhaZ e do O Príncipe do Egito. Mas 1999 foi o ano em que o mercado de animação realmente se abriu para a concorrência. Seja como for, a Disney também presenteou o público com ótimos filmes de animação naquele ano.

Hoje iremos apresentar as melhores animações lançadas nesse ano, que certamente marcaram sua vida de alguma forma. Até os dias de hoje, tais filmes carregam um grande legado no ramo dos desenhos. Confira e entenda a importância de cada um deles:

1- Tarzan

Tarzan, mesmo que não seja o filme mais reconhecido da Disney, foi importante por diversos aspectos. Primeiro porque inovou em uma narrativa com a empresa ainda não investia. Além disso, foi um dos primeiros filmes híbridos entre 2D e 3D da empresa. O longa recebeu o Oscar por sua trilha sonora e é considerado o último grande filme da era do Renascimento da Disney.

2- Toy Story 2

A Pixar ainda não havia sido comprada e totalmente integrada à Disney na época do lançamento do Toy Story 2, porém, já podemos atribuir o filme a ambos os estúdios. Toy Story 2 marcou toda uma geração de fãs. Sendo considerado por muitos como uma das melhores sequências já produzidas, o longa até hoje é um dos mais bem avaliados filmes de animação do mundo.

3- O Gigante de Ferro

Um dos mais amados filmes de animação de 1999 é também um dos mais emocionantes. O primeiro longa-metragem de Brad Bird, produzido pela Warner Bros, evitou a fórmula da Disney ao optar por uma mistura distinta do estilo sci-fi retrô dos anos 1950 com uma emocionante mensagem sobre pacifismo, individualidade e heroísmo. Capaz de fazer homens crescidos chorarem, O Gigante de Ferro ganhou o amor merecido do público, enquanto Brad Bird se tornou um dos principais diretores da Pixar.

4- Princesa Mononoke

Os quatro filmes americanos acima seriam o suficiente para fazer de 1999 um ano incrível. Mas é o anime que chegou aos cinemas ocidentais naquele ano que realmente consolidou 1999 como um dos melhores dos filmes de animação. Originalmente lançado no Japão, em 1997, e depois nos Estados Unidos em 1999, A Princesa Mononoke, na época destinado a ser o último filme de Hayao Miyazaki, foi o primeiro contato de muitos americanos com o diretor. O filme é um clássico e, ainda hoje, uma das animações mais aclamadas do mundo.

Essa variedade de bons trabalhos animados lançados em 1999 (e nos anos seguintes) foi um dos principais fatores que influenciaram na decisão da Academia de lançar um Oscar de Melhor Longa-Metragem, apenas dois anos depois. Muitas importantes obras de animação surgiram desde então. Curiosamente, um ano que também poderia rivalizar pelo título com 1999 foi 2009. Os indicados ao Oscar deste ano incluem Up, Coraline, O Fantástico Sr. Raposa, A Princesa e o Sapo, Uma Viagem ao Mundo das Fábulas, Ponyo e Tá Chovendo Hambúrguer.

Se os anos que terminam com 9 têm tanta sorte com filmes de animação, deveríamos esperar grandezas semelhantes neste ano?

Próxima Matéria
Luara Vargas
Um conjunto de coisas estranhas. Insta: @luara_vargas
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+