• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 filmes do estúdio Ghibli que você não pode morrer sem assistir

POR Luara Vargas    EM Fatos Nerd      08/02/19 às 17h23

O Studio Ghibli é o responsável por criar alguns dos maiores filmes de anime de todos os tempos. Mesmo o grande público, que não possui o hábito de acompanhar o cenário da animação japonesa, certamente conhece algumas dessas figuras. A popularidade das obras atravessou fronteiras e conquistou fãs em diversas partes do mundo. Comumente, o estúdio é até mesmo associado como a Disney do Oriente. Ghibli é a criação dos animadores Hayao Miyazaki e Isao Takahata, bem como dos produtores Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma. Com uma pegada artística, as obras se destacam e rendem diversas premiações.

Filmes da Ghibli são contos maduros que falam tanto para crianças, quanto para adultos. Classificar a relevância das obras é uma missão difícil. Mas o fato é que, em sua vida, você precisa assistir ao menos algumas de tais produções. Por isso, listamos hoje os 8 filmes do estúdio Ghibli que você não pode morrer sem assistir. Vamos lá:

8- O Castelo Animado

O Castelo Animado é uma obra clássica. Levemente confusa e recheada de simbologias, a elemento que mais se destaca é a protagonista, Shopie. Ela é de longe uma das melhores personagens do estúdio, sendo uma moça de 19 anos transformada por uma maldição em uma senhora de 90 anos. A trama mostra como Shopie lida com tal situação, e principalmente, como sua vida se desenrola na pele de uma idosa. O filme é uma mistura de romance, ação e muita filosofia. Além disso, o Castelo é um personagem à parte, com muita influência no filme. Uma experiência única.

7- Nausicaä do Vale do Vento

Hayao Miyazaki criou Nausicaa do Vale do Vento antes de iniciar oficialmente o Studio Ghibli, mas este filme de anime é considerado um marco canônico do estúdio. O anime é um pesadelo pós-apocalíptico, apresentando um mundo dominado por fungos e insetos. Na trama, a humanidade se encontra em uma situação precária, mesclando com aspectos futuristas do cyberpunk. O filme é uma obra prima envolvente que merece muito a sua atenção.

6- Sussurros do Coração

Você já imaginou uma história mística baseada na música Take Me Home, Country Roads do John Denver? Pois bem, essa é a premissa do filme. Acrescente um gato mágico e falante e teremos esse romance simplesmente encantador. O singelo, mas comovente, filme de Yoshifumi Kondo conta uma história que é ao mesmo tempo sobre o processo criativo, as fronteiras entre as pessoas e o equilíbrio entre a fantasia e a realidade. Tudo numa aparentemente simples história de amor.

5- O Serviço de Entregas da Kiki

Outro filme de Hayao Miyazaki, o Serviço de Entregas da Kiki, segue uma bruxa chamada Kiki que trabalha em uma padaria, entregando pão e ... é isso. Esse é o filme. Mas não se engane, a trama é extremamente cativante, capaz de envolver crianças, adultos e idosos. Fora isso, o anime possui as melhores sequências de imagem da animação japonesa. O visual é simplesmente encantador. Kiki é uma protagonista adorável, lidando com problemas reais de forma simples e madura. A trama pode não parecer muito complexa, mas vale muito a pena dar uma chance.

4- Meu Amigo Totoro

Meu Amigo Totoro é uma das obras mais conhecidas do estúdio. Além disso, é um dos filmes mais fofos e encantadores já produzidos para o cinema. Totoro, com certeza, é o grande (literalmente grande) charme da animação. É impossível não se afeiçoar pelo monstrinho e por sua relação com as crianças. Tornando-se um ícone cultural, o longa conta a história de duas garotinhas e suas aventuras na floresta dos espíritos. Explorando um Japão pós-guerra, a trama vem recheada de simbologias e filosofias profundas. Desafiamos você para que assista e não se apaixone.

3- Princesa Mononoke

Muitos consideram Princesa Mononoke como um dos maiores filmes de animação de todos os tempos. Possui criaturas incríveis, um romance emocionante, cenas de guerra épicas e tudo isso lindamente animado com música bonita e uma bela história. O filme é perfeito, simples. A trama irá fazer com que você questione do que realmente se trata a humanidade e principalmente, quais são os limites do homem. Se deixe envolver pela história da Princesa Mononoke e apenas siga o caminho para qual o filme irá te levar.

2- A Viagem de Chihiro

Outro clássico da animação japonesa. O filme conquistou tanto os fãs ocidentais, que até mesmo levou para casa o Oscar de Melhor Animação. Conta a história de Chihiro, uma garota forçada a salvar seus pais dos espíritos que os transformaram em porcos. Assim ela acaba aprofundando-se no sobrenatural e é levada em uma aventura absurda e fantástica. A animação é linda. A música é linda. A história é linda. É sem dúvida um filme que irá ficar na sua cabeça durante um tempo. Apenas não espere entender tudo logo de cara, a simbologia e filosofia existente são tão grandes, que mesmo revendo várias vezes, algumas coisas continuam um mistério.

1- Túmulo dos Vagalúmes

Esse não é um filme fácil. Provavelmente, é o melhor filme do estúdio, mas ninguém gosta de assistir. Simplesmente por ser uma das histórias mais tristes já produzidas para animação. O pior: é inspirada em fatos reais. O maior filme de Isao Takahata conta a história quase verdadeira de dois irmãos que ficaram órfãos depois de um ataque aéreo da Segunda Guerra Mundial. Eles lutam para manter um senso de normalidade e inocência infantil, mesmo quando toda a esperança morre ao redor deles. O que torna o filme tão poderoso é a sua integração de pura desesperança e florescimento da infância. É uma tragédia profunda, que não te deixará sair ileso, sem lágrimas. Lembre-se: a guerra foi real, o ataque aconteceu. Nós te avisamos.

Você já assistiu algum desses filmes? Qual o seu favorito? Pretende assistir algum outro? Conte aí pra gente!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Luara Vargas
Um conjunto de coisas estranhas. Insta: @luara_vargas
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+