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Ethiopian Airlines suspende pilotos que dormiram e perderam pouso em aeroporto

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Dois pilotos que operavam um Boeing 737 da Ethiopian Airlines foram suspensos depois de perderem um pouso no aeroporto de Adis Abeba, na Etiópia, afirmou a companhia aérea.

Por meio de comunicado, a Ethiopian Airlines não mencionou o motivo da suspensão, declarando apenas que eles estavam sendo investigados. De acordo com um site especializado em aviação, repercutido pelo G1, os dois pilotos estavam dormindo e passaram pelo aeroporto a uma altura de 11 mil metros.

O site Aviation Herald, especializado em aviação, informou que o voo ET-343 de segunda-feira (15), que vinha do Sudão com destino à Etiópia, estava com o pouso autorizado e em aproximação da pista de pouso. No entanto, o avião não desceu.

Ainda conforme repercutido pelo G1, a torre de controle tentou, sem sucesso, entrar em contato com os pilotos. Logo depois de passar pelo aeroporto, um alarme de desconexão do piloto automático teria acordado a tripulação.

Após fazer o retorno, os pilotos pousaram o avião sem maiores problemas.

Uma nota divulgada pela Ethiopian Airlines na sexta-feira (19) cita que o avião perdeu a comunicação com a torre, mas que pousou normalmente logo após a comunicação ser reestabelecida. Ao citar que afastou a tripulação envolvida no caso, a empresa não confirmou se os pilotos estavam dormindo.

Foto: Flightaware/ Reprodução/ G1

Dados do Flightaware, um site que acompanha rotas de voos, mostram a aproximação e a distância que os pilotos tiveram que percorrer antes de pousar.

“Profundamente preocupante”

Foto: Getty Images

Logo após o caso, o analista de aviação Alex Macheras foi ao Twitter para expressar seu choque com o “incidente profundamente preocupante”. Ele sugere que o caso tenha acontecido como resultado da exaustão do piloto.

“O cansaço do piloto não é novidade e continua a representar uma das ameaças mais significativas à segurança aérea — internacionalmente”, tuitou ele na quinta-feira (18/08).

O relatório aconteceu alguns meses após os pilotos da Southwest Airlines e da Delta Air Lines alertarem os executivos das companhias aéreas que a exaustão dos pilotos estava crescendo e orientaram a tratar a fadiga e os erros resultantes como um risco de segurança.

“A fadiga, tanto aguda quanto cumulativa, tornou-se a principal ameaça à segurança da Southwest Airlines”, afirmou a Southwest Airlines Pilots Association, ou SWAPA, a executivos de companhias aéreas em uma carta em abril.

De acordo com o documento, o aumento da demanda por viagens aéreas à medida que o setor começa a se recuperar da pandemia de Covid-19 e o cancelamento provocado pelo clima severo estão entre os motivos do aumento da exaustão dos pilotos.

Piloto é demitido após dormir em voo e caças serem acionados

Foto: Divulgação/ CNN

Em junho deste ano foi informado que um piloto foi demitido depois que aparentemente adormeceu enquanto pilotava um avião de passageiros.

De acordo com o jornal italiano Repubblica, no sábado, o avião teria tido um apagão de comunicação, o que causou um alerta de terror.

O voo com a companhia aérea italiana ITA Airways de Nova York para Roma não houve resposta do avião por 10 minutos quando sobrevoava o espaço aéreo francês, de acordo com o Repubblica.

A ITA especulou que o capitão e o copiloto teriam adormecido por um curto período enquanto estavam nos controles da cabine.

O copiloto estava no seu direito de fazer um “descanso controlado” que é permitido sob um determinado protocolo. No entanto, o piloto deveria estar acordado nesse momento.

O piloto negou quaisquer irregularidades e afirmou que aconteceu uma falha no sistema de comunicação, o que o impediu de responder às autoridades francesas.

A companhia aérea informou ao Repubblica que o piloto foi demitido de seu emprego. Isso ocorreu após uma investigação apurar que o seu comportamento não estava em conformidade com o procedimento durante o voo e após o pouso.

Já ao The Telegraph, a ITA afirmou que a segurança dos passageiros não foi comprometida durante o incidente

Fonte: G1, CNN, Isto É

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