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Overture, projeto de avião supersônico que terá o dobro de velocidade

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Voar sempre fascinou o ser humano e com a invenção do avião isso se tornou possível. Contudo, com esse sonho realizado, o ser humano começou a pensar em como melhorar essa realidade, como por exemplo, tentar encurtar ao máximo uma viagem de avião.

Nesse ponto, a Boom Supersonic, startup americana, promete que um voo de Miami para Londres dure apenas cinco horas. A empresa trabalha com o projeto do avião supersônico Overture que, de acordo com a própria, pode alcançar aproximadamente 1.800 quilômetros por hora.

Esse avião ainda não existe, mesmo assim ele já atrai o interesse das companhias aéreas. De acordo com a Boom, entre as compras confirmadas e as opções de compra que poderão ser feitas futuramente, já existem 130 encomendas feitas por American Airlines, United Airlines e Japan Airlines.

Avião

G1

A startup divulgou algumas especificações desse avião, como por exemplo, a velocidade máxima do avião é de 1,7 Mach (ou 1,7 vez a velocidade do som), o que na altitude de cruzeiro (60 mil pés ou cerca de 18 km) representa aproximadamente 1.800 km/h. Essa aeronave tem 7.867 km de autonomia e capacidade para transportar de 65 a 80 passageiros;

Além disso, o avião tem 61 metros de comprimento e 32 metros largura. Seu primeiro voo está previsto para 2026, e os primeiros passageiros serão transportados em 2029. E até o momento 130 unidades já foram encomendadas pela American Airlines, United Airlines e Japan Airlines.

Segundo a Bloomberg, cada avião supersônico será vendido por 200 milhões de dólares, cerca de um bilhão de reais.

Menos tempo

G1

O objetivo é que essa aeronave diminua pela metade o tempo de viagem de mais de 600 rotas pelo mundo. Além do voo de Miami para Londres, que diminuiria de 10 para cinco horas, a startup também cita como exemplo uma viagem de Los Angeles para Honolulu, que iria de seis para três horas de duração.

Segundo seus fabricantes, Overture irá alcançar o dobro da velocidade dos aviões comerciais mais rápidos quando ele estiver sobrevoando o mar. E em terra, essa aeronave terá o desempenho 20% superior às demais.

Na segunda-feira dessa semana, a American Airlines anunciou que fez um pagamento não-reembolsável à Boom Supersonic por 20 unidades do avião. Esse acordo firmado entre as empresas ainda prevê a opção de compra de mais outras 40 aeronaves no futuro.

Avião sucessor

O hoje

O Overture pode ser um sucessor para o Concorde, que foi um avião supersônico comercial que voou por 27 anos, até que saiu de operação em 2003. No entanto, esse avião antigo tinha apenas 14 unidades operando comercialmente.

Agora, o objetivo da Boom Supersonic é levar seu avião supersônico para uma base maior de clientes. Por conta disso, a empresa está estudando a criação de uma versão militar do avião depois que firmou um acordo, em julho, com a Northrop Grumman, empresa americana do ramo de defesa.

Projeto

Futurism

Esse projeto da Boom Supersonic parece estar no caminho certo para se tornar realidade. Mas a empresa não foi a única que já pensou em um avião mais rápido do que os convencionais.

Por exemplo, cientistas chineses também tiveram um design para um avião supersônico. As pesquisas na área de voos hipersônicos não são recentes, mas na grande maioria está concentrada em aplicações militares, já que essa área possui muitos recursos e existe uma pressão menor por retorno financeiro.

Quando se fala em velocidade, uma das referências mais usada é a do som, ou um Mach, que corresponde a aproximadamente 1.235km/h. A supersônica é aquela fica entre um Mach e cinco Mach, assim como a do Concorde. Já a hipersônica é aquela que está acima de cinco Mach, que foi atingida apenas por pequenos veículos experimentais.

Um time na Academia Chinesa de Ciências tem se dedicado bastante a bater essa velocidade. Um dos maiores desafios para isso é a aerodinâmica. O segundo obstáculo é o motor, um problema mais difícil de se resolver do que o design da aeronave.

Chamado de I-plane, o avião é um modelo biplano parecido com as naves usadas durante a Primeira Guerra Mundial. Ele possui duas camadas de asas que reduzem a turbulência e cria mais sustentação. Ele também consegue transportar mais carga do que outras aeronaves hipersônicas. Mesmo assim, esse modelo de avião hipersônico ainda não se tornou uma realidade.

Fonte: G1, Futurism

Imagens: G1, Futurism, O hoje

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