• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Experiência de Quase Morte: 7 tipos de EQM que você não sabia que existiam

POR André Quincas    EM Ciência e Tecnologia      23/03/16 às 18h32

Sam Parnia, médico responsável pela direção de pesquisas sobre reanimação da Faculdade de Medicina de Stony Brook, Nova Yorque, conduziu uma pesquisa com outros colegas de 17 instituições nos Estados Unidos e Reino Unido. Graças à metodologia usada por ele, foi possível recolher dados científicos sobre supostos momentos finais.

Por quatro anos eles analisaram 2000 episódios de paradas cardíacas. Destes, 16% voltaram à vida depois dos procedimentos de reanimação. Eles foram pesquisados para se estabelecer qual seria a experiência mental e cognitiva da morte.

Os cientistas então pegaram as informações fornecidas por estas pessoas que afirmaram terem consciência visual e auditiva no momento de suas mortes e tabularam os 7 principais tipos de experiências de quase morte. Confira:

1- Medo

famc3adlia_rezando_cruz

Pessoas relataram experiências que foram de acordo com o que acreditaram a vida toda ser um pós morte. Tudo relacionado a céu ou inferno. Muitos descreveram na pesquisa a sensação de que iriam para o inferno, ou se viram sendo arrastados por fortes águas no breve momento em que estiveram quase mortos.

2- Visão de animais e plantas

nsdf9s9d6fs8df7gsdfgdf.246220514_large

Outros relataram uma experiência de união com tudo o que existe na natureza. Eles visualizaram todas as plantas com e sem flores, leões, tigres, pássaros etc.

3- Luz Brilhante

maxresdefault

Alguns pacientes contaram que se sentiram desconectados do corpo. Eles se percebiam como indivíduos, mas fora do corpo. Isso aliado à presença de uma luz intensa que os atraíam, mas eles não sentiam que deviam caminhar para a direção dela.

4- Violência e perseguição

yagna1

Outras histórias foram de vivenciamento de situações de perseguição e violência, como uma cerimônia com fogo na qual seriam carbonizados ou homens sendo enterrados em caixões de pé. Outros se viram em lugares onde os perseguidores disseram que eles morreriam de forma rápida e deveriam dizer uma última palavra curta, da qual pudessem se lembrar.

5- Deja-vu

Astral Projection 1

Alguns pacientes terminais que voltaram afirmaram terem estado em situações muito similares ou idênticas às que estiveram em outros momentos, ao ponto de se sentirem vivos naquele momento e logo em seguida lembrarem do que realmente estava acontecendo, antes de voltarem para seus corpos.

6- Visões da família

familiaabis6

Foram compartilhadas também histórias onde os pacientes tiveram visão de seus familiares e amigos nas salas e unidades de UTI onde estiveram no momento de quase morte. Eles não só se viam deitados no leito como viam todas as pessoas em volta.

7- Eventos pós parada cardíaca

sem-medo-1

Os pesquisadores também obtiveram relatos de pessoas que sentiram seus sentidos mais aguçados, mesmo que com essa sensação vinha a impressão de desconexão do corpo. Muitos destes descreveram a sensação como prazerosa e afirmaram também terem uma impressão de passagem do tempo distorcida, como se aqui o tempo passasse muito mais rápido do no "lugar" onde estavam.

Com esses resultados, os cientistas concordaram que essa questão das experiências de quase morte mereciam serem analisadas com critério. Eles acreditam que o trabalho venha a ajudar a ampliar a discussão sobre a morte além dos limites dos posicionamentos religiosos comuns. Para o Dr. Pernia, a tecnologia para se aprofundar nas pesquisas já existem, basta agora a ciência usá-las.

Próxima Matéria
Via   BBC  
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+