Falso x verdadeiro: 8 lendas urbanas sobre a medicina

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      23/01/15 às 21h58

As lendas existem até hoje e são discutidas entre as pessoas sobre os mais variados assuntos. Quem lembra dos pais e avós dizendo que comer manga com leite, por exemplo, faz mal e pode levar à morte? Ou leite com carne de porco pode causar dor de barriga ou que faz mal e pode estragar o estômago?

Na medicina, a história não é muito diferente. Existem lendas sobre os diversos temas desse universo da saúde e atenção com quem não está com o organismo funcionando bem, como os remédios, repousos após cirurgias, automedicação caseira, entre outros. Muitas dessas lendas urbanas giram em torno de curas de doenças, remédios caseiros, o que causa ou não causa mal estar ou doenças graves no ser humano e por aí vai.
Veja agora 10 lendas urbanas sobre a medicina:

1 - Macarrão instantâneo pode causar câncer

miojo
Falso. A lenda urbana diz que macarrão instantâneo possui um revestimento de cera que pode causar câncer. Além disso, eles vêm em embalagens de isopor que, também, são revestidas com cera, um material considerado cancerígeno. Pode ficar tranquilo e comendo o seu miojinho com tranquilidade. Os macarrões não se unem por causa do processo de cortar a massa e também porque são cozinhados e fritos em alta temperatura antes de serem embalados. Se realmente tivesse cera envolta deles, acabaria derretendo durante os processos de cozimento e fritura.

2 - Sexo oral ajuda a mulher a diminuir os riscos de câncer de mama

Fellatio-can-help-a-woman-decrease-breast-cancer-risks
Uma lenda falsa também. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O sexo oral é uma prática que não causa câncer nas mamas e menos ainda que diminui os riscos de contraí-lo.

3 - Alimentos e bebidas contaminados com HIV causam aids

1
Falso. A verdade é que a AIDS não é uma doença de origem alimentar. De fato, o HIV não pode sobreviver fora do corpo humano, e também é destruído por ácidos de ar, calor e do estômago, de acordo com Centros de Controle de Doenças.

 4 - Limão, Espargo, jacas e Graviola curam câncer

Lemon-Asparagus-Jackfruit-and-Graviola
Embora alguns componentes que podem combater o câncer tenham sido encontrados nessas frutas e produtos de hortifruti, nada ainda foi comprovado. O que mais tem potencial, entre eles, que é supostamente anti-cancerígeno é a graviola que contém propriedades citotóxicas.

A graviola (Annona muricata) é uma grande aliada no combate a vários tipos de câncer. Há pesquisas nos EUA indicando que vários dos ingredientes ativos dessa fruta matam células malignas de 12 diferentes tipos de câncer, incluindo mama, ovário, cólon, próstata, fígado, pulmão, pâncreas e linfomas.

5 - Garrafa de água deixada no carro pode desenvolver câncer de mama devido a uma toxina

1
Outra lenda urbana falsa. Enquanto os estudos têm demonstrado que mesmo as garrafas testadas podem transferir compostos hormonais para a água, as substâncias que foram encontradas até agora são em quantidades minúsculas, que não causam dano algum ao corpo. Estudos ainda estão sendo feitos respeito deste assunto. Nenhuma evidência foi encontrada para relacionar o calor do carro, o plástico e essas substâncias.

6 - Congelar recipientes de plástico pode liberar dioxinas cancerígenas

files_2090_201302271150207805
Mais uma lenda urbana que nós do Fatos Desconhecidos resolvemos para você. O congelamento ou aquecimento no microondas de recipientes não libera nenhum tipo de dioxina cancerígena, o INMETRO inclusive tem uma certificação de segurança para todos esses materiais e eles só são comercializados mediante a uma avaliação geral.

7 - Dieta e mudança no estilo de vida eliminam o câncer

cancer-JH-debunking
Um e-mail viral que foi encaminhado por toda a internet sugeriu que fazer mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares não só previne o câncer, mas também consegue eliminá-lo. É claro que a história é falsa. O conteúdo da mensagem se inicia com os efeitos negativos da quimioterapia. Sugere mudanças na dieta e no estilo de vida, segundo o e-mail, comer menos proteínas, ácidos, ou hidratos de carbono e mais de peixes, evitando plástico e microondas e outras substâncias "tóxicas" eliminam o câncer.

Mas os oncologistas alertam, o câncer não é eliminável com pequenas mudanças cotidianas, contrair câncer em aproximadamente 66% das vezes é puro azar e atualmente só pode ser removido mediante a cirurgia e tratamentos como a quimioterapia e radioterapia. É obvio que uma boa dieta vai te evitar inúmeros outros problemas de saúde e uma boa dieta regada a uma dose de exercícios físicos faz bem para o corpo em geral.

8 - Vick VapoRub alivia os sintomas da tosse

Vicks-VapoRub (1)
Tá aí uma lenda que segundo o fabricante é verdadeira. Esfregar Vick VapoRub nas costas e nos pés cobrindo com meias quentes e de cano alto, por exemplo, supostamente alivia os sintomas mesmo daquela tosse mais severa. E segundo quem usa o truque funciona até melhor do que alguns medicamentos prescritos.

Vale lembrar que Vick não pode ser usado por crianças menores de 2 anos e que se a tosse continuar por mais de 3 dias a pessoa deve procurar um médico imediatamente.

É isso pessoal, e então o que acharam dos esclarecimentos? Esquecemos algum detalhe? Lembrando que para não cair nessas correntes e imagens falsas, o ideal é sempre pesquisar e com saúde não se brinca! Qualquer dúvida por menor que seja procure um médico de sua confiança.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+