Curiosidades

Farinha de aveia pode deixar chocolate saudável sem ninguém perceber

0

O chocolate talvez seja um dos alimentos mais cobiçados pelas pessoas hoje em dia. É fácil de entender todo o desejo por uma simples barra ou alguma outra variação do produto. O amor pelo alimento é tanto que ele tem um dia mundial só para ele: o dia 7 de julho.

Esse alimento feito com base na amêndoa fermentada com torrada do cacau é um dos mais consumidos no mundo e, sem sombra de dúvidas, é o ingrediente preferido de muitas pessoas na fabricação dos doces. No entanto, mesmo que ele seja bem gostoso, esse alimento não é dos mais saudáveis.

Nesse ponto, a farinha de aveia pode ser uma alternativa para fazer com que o chocolate fique mais saudável e sem que ninguém perceba essa diferença. Pelo menos é isso que apontam os pesquisadores da Pennsylvania State University, nos EUA.

Teste cego

Canaltech

Eles criaram um chocolate amargo em que grande parte do açúcar era substituído por essa farinha. O estudo foi feito através de um teste cego no qual 66 voluntários tiveram que comer amostras de chocolate feitas com farinha de aveia ou de arroz e com uma diminuição de 25% ou 50% no açúcar. Além desses, os participantes também comeram um pedaço de chocolate meio-amargo normal com 54% de açúcar.

Segundo os pesquisadores, a maior parte do produto que costuma ser vendido no mercado tem cerca de 50% de açúcar no seu peso, e os outros são de gordura e sólidos de cacau.

Por conta disso que os pesquisadores defendem a ideia de que diminuir de forma considerável a quantidade de açúcar já irá fazer uma grande diferença não somente no sabor, mas também na textura do chocolate.

No teste, os voluntários disseram que as amostras com diminuição de 25% no açúcar eram bastante parecidas com as amostras de controle. O que as diferenciou foi a textura. Nesse ponto, a maior parte dos participantes achou que a farinha de arroz deixou o produto “farinhento”, o que fez com que a experiência de comê-lo não fosse tão boa. Enquanto isso, o chocolate feito com farinha de aveia foi descrito como sendo “macio e cremoso”.

Em um outro teste cego feito, agora com 90 voluntários, eles tiveram três tipos de chocolate. Foram eles: um controle de 54% de açúcar, um de aveia e um de farinha de arroz. Como resultado, o chocolate com farinha de arroz foi recebido negativamente e os participantes até preferiram o chocolate com farinha de aveia do que o original.

Por que diminuir o açúcar?

Canaltech

Segundo os pesquisadores, há 40 anos toda comunidade médica tenta fazer com que as pessoas comam menos açúcar. Até porque, seu consumo excessivo ajuda na obesidade, diabetes e em transtornos psiquiátricos.

Contudo, essa é uma conscientização que não teve muito efeito com o passar dos tempos, especialmente com relação ao chocolate. “Portanto, em vez de fazer as pessoas se sentirem culpadas, precisamos conhecê-las e descobrir como melhorar a comida e, ao mesmo tempo, preservar o prazer da comer”, garantiram os pesquisadores.

Saudável

Terra

Esse alimento não tem somente um sabor delicioso, existem também benefícios em comê-lo. Eles vão além do gosto e podem ter impacto na saúde e no bem-estar. Ainda com relação aos benefícios que ele traz, é importante saber que quanto maior for a concentração de cacau, o teor de açúcar será menor, fazendo com que ele seja mais saudável.

Mesmo que o chocolate traga benefícios para a saúde, é importante não esquecer que esse consumo deve ser moderado para que ele não passe do ponto dos benefícios e comece a ser prejudicial.

Ativa hormônios

Logo que o chocolate é colocado na boca, o sabor dele traz prazer e ativa hormônios que são importantes, como por exemplo, a endorfina, que age como um analgésico natural e minimiza as dores; a dopamina, que está relacionada com a motivação e recompensa, e traz um sentimento parecido ao de ganhar um prêmio.

Bom para o coração

Outro benefício desse alimento é que ele melhora a saúde do coração, fazendo o estímulo dos músculos cardíacos e promovendo um fluxo de sangue correto no órgão por desobstruir vasos sanguíneos.

Na composição do chocolate, ele tem antioxidantes do grupo flavonoides. Eles atuam diretamente em uma célula e tecido no ponto dito. Por isso que o chocolate melhora a elasticidade das artérias, reduz a resistência à insulina e os níveis de LDL, que é o colesterol ruim.

Bem para a mente

Como o chocolate melhora o fluxo sanguíneo, isso acaba influenciando na melhora da função cerebral. Até porque isso permite que substâncias estimulantes, como a cafeína e teobromina, tenham uma maior atuação. Além disso, ele também age como um antidepressivo por ativar a serotonina, uma molécula biológica neurotransmissora conhecida como hormônio da felicidade. E conforme mais amargo for o chocolate, o teor de flavonoides aumenta e ajuda na inteligência porque oxigena o cérebro.

Saúde da mulher

No caso das mulheres que estão no pós-menopausa, comer chocolate em determinadas horas do dia pode trazer benefícios. Isso porque ele promove a queima de gorduras e diminuição dos níveis de açúcar no sangue

Na gravidez, ele pode ajudar na prevenção da hipertensão, mas desde que seja o chocolate amargo, porque nele o composto teobromina é mais encontrado. E não esquecendo nunca que esse consumo deve ser sempre moderado.

Ajuda na beleza 

Por mais que o chocolate seja conhecido por causar espinhas, ele tem seus benefícios para a beleza. No caso das espinhas, o problema está relacionado com um consumo sem regras do alimento. Quando consumido moderadamente, ele é benéfico por conta dos compostos bioativos que protegem a pele contra os raios UV. Além disso, ele também tem um poder hidratante bem alto, combate os radicais livres e evita a oxidação das células.

Fonte: Canaltech,  Olhar digital

Imagens: Canaltech, Terra

Conheça a ”samambaia zumbi” que consegue ressuscitar folhas mortas

Artigo anterior

Como sobreviver a um raio? Molhe a cabeça

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido