Curiosidades

Por que chocolate pode ser venenoso para seu cachorro?

0

O cachorro é o melhor amigo do homem. Quem tem um percebe que seus cachorros são preocupados com o seu bem-estar, e na tentativa de agradar o animal, os tutores podem acabar dando comida humana para eles. Mas na verdade, esse hábito pode ser muito perigoso, porque existem comidas que fazem mal para os cães e podem até o matar.

Uma delas é o chocolate. Para os humanos, esse alimento pode ser uma verdadeira recompensa, mas para os cachorros, ele pode ser um veneno. Até porque se um cão comer chocolate, isso pode acarretar em consequências graves na saúde do animal.

O efeito que esse alimento causa nos bichos é diferente do que ele causa nos humanos porque, entre os vários compostos químicos vistos tanto no chocolate escuro como no cacau está a teobromina. Ele é um alcaloide amargo que, no corpo humano, age como um estimulante leve. Contudo, no corpo de um cachorro, a teobromina junto com a cafeína faz com que a frequência cardíaca dele aumente e isso pode acabar super estimulando o sistema nervoso dele.

Chocolate para o cachorro

Chemitec

Além disso, como os cachorros não metabolizam a teobromina tão bem quanto as pessoas, ela pode se tornar um composto tóxico para eles. “O chocolate tem cafeína e teobromina, que é tóxico para os cães”, disse Katrina Warren, veterinária australiana.

Os sintomas de que o chocolate se tornou tóxico para o cachorro acontecem quando o animal ingere 20 mg de teobromina por quilograma do seu peso corporal. Os sintomas cardíacos acontecem com a ingestão de 40 a 50 mg por quilo e, em quantidade maior do que 60 mg por quilo começam a ocorrer convulsões perigosas.

Para um tutor saber se o seu animal está tendo um envenenamento por conta do chocolate, ele pode procurar por alguns sintomas, como por exemplo, inquietação vômitos, diarreia, aumento da micção, tremores, frequência cardíaca elevada ou anormal, convulsões e, nos casos mais extremos, o colapso e a morte.

Veneno

Da Vinci Clínica veterinária

Os sintomas e suas gravidades dependerão da quantidade de chocolate que o cachorro ingeriu e a sensibilidade do animal para ele. Por isso que, se houver uma suspeita de que o animal possa ter comido chocolate, o que deve ser feito é ligar para o veterinário e ver quais são os passos a serem seguidos.

O ponto principal é a rapidez. Não é preciso esperar que os sintomas apareçam para que o tutor entre em contato com o veterinário. Isso tem que ser feito de forma imediata e dando ao médico todas as informações necessárias, como por exemplo, o tipo de chocolate, a quantidade ingerida e o peso do cachorro. Através dessas informações, o veterinário poderá calcular o nível de intoxicação do animal e avaliar a situação como um todo para orientar o tutor a respeito das medidas que devem ser tomadas.

Para que não exista o risco, ou para que ele seja minimizado, é essencial que todos os produtos de chocolate fiquem longe do alcance do animal. E os tutores sabem que os cachorros podem ser bastante engenhosos quando querem comer determinada coisa que está teoricamente fora do seu alcance. Então, sabendo que o chocolate pode envenenar o animal, não há desculpas para que ele fique acessível.

Observações

Westwing

Além disso, é essencial também lembrar os convidados e as crianças que estiverem no mesmo ambiente que o animal que o chocolate é ruim para o cachorro e que por isso eles não devem dar nada que contenha esse alimento para o cão.

Mesmo não dando chocolate ao cachorro, existem várias outras formas de agradar o animal. Até porque existem vários tipos de petiscos disponíveis no mercado que não trazem nenhum risco para a saúde deles. Dentre elas, o mais recomendável a se dar ao animal são as guloseimas que são feitas para as necessidades dietéticas de cada cachorro. E além de deixar o animal feliz, elas irão ajudar na nutrição que eles precisam.

Fonte Socientifica

Imagens: Chemitec, Da Vinci Clínica veterinária, Westwing 

Quanto é a herança deixada por Tina Turner e como ela pode ser dividida?

Artigo anterior

O Pastor Belga Malinois é o cachorro mais inteligente do mundo. Por quê?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido