Curiosidades

Fotógrafa registra lágrimas em um microscópio e descobre algo surpreendente

0

As lágrimas são uma secreção produzida pelas glândulas lacrimais e podem ser provocadas por uma série de motivos. Podemos chorar de tristeza, de alegria, de saudade e até ao cortar cebola.

Independente do motivo que nos leve a liberar as lágrimas, elas são todas iguais, certo? Errado! Ao menos é o que mostra a fotógrafa Rose-Lynn Fisher, que exibiu em 2013 o resultado do seu projeto “Topografia das lágrimas”. Ela retratou imagens microscópicas de diferentes tipos de lágrimas, dela mesma e de outras pessoas.

Tudo começou quando a fotógrafa estava passando por um período de muitas mudanças e perdas e percebeu que as coisas que vemos são apenas “a ponta do iceberg”. “Foi então eu tive esse momento em que, de repente, eu me perguntei sobre como seria uma lágrima de perto”, afirma.

Ela coletou uma de suas próprias lágrimas, secou e observou por um microscópio de luz padrão. A imagem que Rose-Lynn viu a surpreendeu. Segundo afirma, foi como ver uma paisagem área. “Era como se eu estivesse olhando para uma paisagem de um avião”, conta a fotógrafa.

Tipos de lágrimas

Fisher analisou mais de 100 lágrimas, incluindo de recém-nascidos, e percebeu que elas realmente se pareciam com paisagens em grandes escalas. “É incrível para mim como os padrões da natureza parecem tão semelhantes, independentemente da escala”, disse.

As lágrimas normalmente são formadas por água, sal e outras substâncias biológicas, como anticorpos e enzimas. Além disso, de acordo com pesquisadores,elas são divididas em três tipos: lágrimas psíquicas, lágrimas basais, e lágrimas reflexas.

Essas lágrimas são liberadas por causa de emoções como alegria e tristeza, para manter as córneas lubrificadas e excretadas por causa de um agente interno, como quando um cisco cai em seu olho, respectivamente.

As lágrimas de cada tipo citado acima possuem moléculas diferentes, por isso, Fisher as enxergou com diferentes características no microscópio.

As lágrimas emocionais, por exemplo, possuem hormônios à base de proteínas, na sua composição. Além do neurotransmissor encefalina leucina, que funciona como um analgésico natural.

Mas não foi apenas por isso que as lágrimas foram vistas de maneiras diferentes, como as estruturas vistas ao microscópio são praticamente o sal cristalizado, as lágrimas parecem distintas, mesmo que pertençam ao mesmo tipo.

Confira as lágrimas registradas por Rose Fisher:

Rir até chorar

Tristeza

tristeza

Cortar Cebolas

cebolas

Lágrimas basais

basais

Lágrimas de possibilidade e reencontro

possibilidde

Lágrimas de Libertação

libertação

Lágrimas de saudade

lembranças

E você, já imaginava que elas seriam diferentes uma das outras?

Conheça o dispositivo que vai acabar com os afogamentos

Matéria anterior

10 perguntas mais utilizadas pelas pessoas quando elas se interessam por você

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.