Curiosidades

Gatos usam bactérias presentes em seu ânus para se comunicar

0

Os gatos são super inteligentes e seus tutores já estão acostumados com as peculiaridades dos seus animais, como por exemplo, a alegria que eles aparentemente têm em derrubar as coisas da mesa, e uma vontade incontrolável de sentar em espaços fechados.

No entanto, existem alguns comportamentos que até mesmo quem ama os bichanos pode ter uma dificuldade de entender. Até porque, os gatos podem se comunicar de outras formas além dos ronronados e miados.

De acordo com um novo estudo, os gatos, assim como vários animais, também usam os cheiros para se comunicarem. O estudo descobriu um mecanismo que tem a participação de um grupo de bactérias.

Estudo

Hola mascotas

O estudo foi feito pelos cientistas da Universidade da California (Davis), nos EUA. Eles fizeram a análise das secreções das glândulas anais de 24 gatos domésticos. Então, para examinar as substâncias nas secreções, o que elas fazem e o motivo delas serem produzidas, eles usaram sequenciamento de DNA, análise de moléculas e cultivo de micro-organismos.

A primeira coisa feita por eles foi analisar os produtos químicos que eram produzidos nas glândulas anais dos gatos. Depois disso feito eles viram centenas de compostos orgânicos voláteis. De acordo com o estudo, os cheiros que são produzidos são resultado de uma mistura de aldeídos, álcoois, ésteres e cetonas.

O próximo passo foi fazer uma análise genética. Com ela, eles puderam concluir que as bactérias que vivem nas glândulas anais podem ser as responsáveis por produzirem os compostos e os cheiros como consequência.

Ao todo, os pesquisadores encontraram cinco gêneros principais de bactérias. Foram elas: Corynebacterium, Bacteroides, Proteus, Lactobacillus e Streptococcus. Mesmo assim, essa composição microbiana variava de gato para gato.

Comunicação

Os pesquisadores também notaram que os gatos mais velhos tinham bactérias diferentes dos mais novos. Contudo, mesmo que essa variação existisse, na maior parte do cheiros que as bactérias produzem eles são imperceptíveis para o olfato humano.

Isso mostra que da mesma forma que outros animais, o cheiro é uma forma que os gatos se comunicam. Justamente por isso que eles são importantes na vida do animal, já que ele usa os  compostos liberados pelas bactérias como uma forma de marcar território, espantar seus rivais e atrair parceiros.

No entanto, esses cheiros podem mudar por vários fatores. Como por exemplo, dieta do gato, condições de saúde e seu ambiente geral de vida.

Depois dessa descoberta, o próximo passo dos pesquisadores é expandir o estudo e fazê-lo com mais gatos e fazer novos testes com outras espécies de bichanos.

Gatos

UOL

A forma dos gatos se comunicarem pode ser um mistério para os humanos. Tanto que, praticamente todo tutor de um felino já se perguntou o motivo do seu bichano estar miando sem parar? Pensando nisso, um ex-engenheiro da Amazon criou um aplicativo que promete  desvendar e traduzir os miados dos felinos.

O aplicativo se chama “MeowTalk” e está disponível tanto para os sistema iOS quanto para o Android. Supostamente, o app consegue identificar nove interações gerais dos gatos, através de uma análise feita dos sons felinos. Por exemplo, com o app é possível saber se seu gato está com fome, se ele está feliz ou com dor.

Entretanto, cada gato tem seus desejos específicos e miados e vocalizações únicas. Por conta disso, os usuários do MeowTalk podem ajustar o aplicativo e criar mensagens personalizadas para a tradução. Essas mensagens vão além das nove traduções gerais que o app sugere.

Quem desenvolveu esse aplicativo foi Javier Sanchez. Além do aplicativo MeowTalk, Javier esteve envolvido com a criação da assistente virtual Alexa. Então, ele usou a experiência que tinha nesse seu aplicativo para criar uma ferramenta que funcionasse com os gatos.

Contudo, o aplicativo só funciona em inglês, por enquanto. Mas a equipe já planeja fazer atualizações para outros idiomas. Mesmo que a ideia do aplicativo pareça ser bastante interessante, alguns usuários avaliaram e disseram que ele tem algumas falhas na tradução. Em todo caso, se você é dono de um gato vale a pena experimentar.

Fonte: Gizmodo, UOL

Imagens: Hola mascotas, UOL

Criança de 10 anos morre após ter intestino arrancado por macaco, na Índia

Artigo anterior

Tesouro com cerca de 100 mil moedas de séculos atrás é achado no Japão

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido