Google vai tirar Orkut do ar dia 30 de setembro

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      30/06/14 às 15h41

Os nostálgicos podem começar a reclamar e xingar muito no twitter, porque o Google vai tirar do ar no próximo dia 30 de setembro o Orkut, a rede social que já foi uma das mais populares do mundo e certamente dos brasileiros no começo dos anos 2000.

Segundo a Folha de São Paulo a confirmação veio da própria Google, responsável pelo serviço, a criação de novos perfis será bloqueada ainda hoje (30). Já o desligamento completo será concluído na data citada acima, incluindo a mudança de domínio, isso porque o criador da rede social, Orkut Büyükkökten, não faz mais parte da Google e pretende utilizar o endereço para outra finalidade.

Qual a razão disso?

Segundo o comunicado oficial, a ideia é dar mais atenção "concentrar energias e recursos" para tornar as outras plataformas sociais da empresa que registram um maior crescimento de usuários "ainda mais incríveis para todos", como o Youtube, Blogger e o Google Plus.

Vale lembrar que mesmo após 10 anos da fundação, o Orkut ainda mantém uma base fiel e regular de usuários, que acessam as comunidades e mantém seus perfis atualizados. Mesmo sendo bem menos popular que outras redes sociais no Brasil.

E o meu conteúdo?

Nem tudo são espinhos, você não precisa entrar em pânico, além de os 6 meses dados para que você possa salvar seu conteúdo antes que tudo seja apagado. O perfil e elementos como fotos e recados podem ser transferidos para o Google + com a ajuda do Google Takeout, que ficará disponível até o ano de 2016. As comunidades ficarão online em forma de arquivo. Se quiser, você pode remover sua conta do Orkut e excluir o seu nome das postagens.

Quem tem algum processo envolvendo conteúdo postado no Orkut também pode ficar tranquilo, já que esses dados serão preservados também até o final do ano. Se você não quiser arriscar, é possível fazer um backup completo do perfil.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+