Curiosidades

Halloween: 6 livros para entrar no clima do Dia das Bruxas

0

No dia 31 de outubro, como provavelmente todo mundo sabe, comemora-se o Dia das Bruxas, também conhecido como halloween. A tradição da celebração da data é muito forte em países como Estados Unidos, Irlanda e Canadá. O dia das bruxas tem origem no povo celta, que celebrava o festival de Samhain, uma homenagem ao rei dos mortos.

Nos países em que a comemoração dessa data é forte, as pessoas se fantasiam de monstros e coisas assustadoras e as crianças batem de porta em porta pedindo doces e guloseimas às pessoas. Aqueles que não os dão, costumam ser vítimas de algumas “travessuras”.

No Brasil, essa tradição não é tão forte, mas isso não quer dizer que as pessoas não curtam a comemoração e queiram entrar no clima do halloween. Para isso, existem várias formas, e umas delas é através dos livros. Eles levam as pessoas a outros mundos, muitas vezes assustadores, que têm tudo a ver com a temática da festividade.

Entrando no clima do halloween

1 – O Vilarejo

Amazon

O livro tem uma coletânea de sete histórias, que podem ser lidas em qualquer ordem, e todas escritas pelo autor brasileiro Raphael Montes. A trama de todas se passa em um vilarejo isolado que, aos poucos, é consumido pela fome e pela neve. Além disso, as tramas também abordam temas relacionados com os pecados capitais.

2 – O Fantasma da Ópera

Amazon

Esse título do jornalista francês Gaston Leroux é um clássico da literatura gótica. O enredo acompanha um personagem mascarado que busca formas de se aproximar da cantora Christine Daae. E tudo se passa em um esconderijo que fica no subterrâneo de uma casa de ópera em Paris.

3 – O Diário de Jack, O Estripador

Amazon

O Diário de Jack, O Estripador é mais um livro para entrar no clima do halloween. O livro apresenta um panorama desse popular serial killer de Londres. Segundo a sinopse, a obra traz vários textos contidos no diário do próprio Jack e faz uma análise detalhada de cada um deles a partir da visão de Shirley Harrison, a escritora.

4 – Frankenstein: Monster Edition

Amazon

Essa obra pode ser ideal tanto para os colecionadores como para os fãs de leituras clássicas. O livro foi escrito por Mary Shelley, quando a autora britânica tinha 19 anos, e conta a história do cientista Victor Frankenstein que acabou dando vida para um monstro no seu laboratório.

5 – It: A Coisa

Amazon

Outro clássico do halloween e do terror é essa obra de Stephen King. A história se passa na cidade fictícia de Derry, em 1958. Nela, uma criatura sobrenatural, que pode assumir várias formas, aterroriza as crianças da cidade e é enfrentada pelo grupo de amigos composto por Bill, Beverly, Eddie, Ben, Richie, Mike e Stan.

6 – Pack Creppy – Contos Clássicos do Terror

Amazon

Pelo nome já é possível saber o motivo dele fazer as pessoas entrarem no clima do halloween. Esse box tem quatro volumes escritos por Archie Goodwin. Em 1960, ele foi o responsável por colocar as histórias de horror de volta ao foco. Além das histórias, os exemplares têm ilustrações de artistas como Gene Colan, Steve Ditko, John Severin, entre outros.

Tradição

InfoEscola

Uma curiosidade a respeito do halloween é que não há uma explicação sobre em que momento as fantasias surgiram. Assim como a própria celebração em si, acredita-se que a tradição de se fantasiar tenha surgido como resultado de uma mistura de costumes de várias partes do mundo.

De acordo com alguns historiadores, a origem para o costume pode ter alguma base no festival celta Samhain, sendo este celebrado entre o equinócio de outono e o solstício de inverno. O festival celta marca o início oficial do inverno. A estação era chamada por eles de a “estação das trevas”. Segundo a Enciclopédia Britânica, durante o Samhain, “acreditava-se que o mundo dos deuses se tornava visível à humanidade”.

Portanto, os celtas acreditavam que, durante esse período, eles podiam ser vítimas de algumas brincadeiras, feitas pelas divindades que eles cultuavam. Dessa forma, muitas pessoas que participavam do Samhain se “disfarçavam” de animais e bestas. Isso para se proteger de espíritos que pudessem vir a atormentá-los.

Indo um pouco mais a frente na história, percebemos que o costume moderno de se fantasiar e sair pedindo doces às pessoas tem raízes na tradição europeia dos saltimbancos. Grupos de teatro amador viajavam de um povoado a outro vestindo fantasias e faziam apresentações em troca de comida.

Imigrantes escoceses e irlandeses acabaram levando o costume para a América do Norte, o que acabou se transformando no popular jogo de “doces ou travessuras”, que muitas crianças ainda praticam durante o halloween.

Fantasias de halloween só foram atingir todo apelo popular que possuem em meados do século XX. Supostamente, a tradição foi impulsionada graças a dois empreendedores de Nova York, Ben e Nat Cooper. Eles fundaram a Ben Cooper Inc., uma empresa que produzia fantasias inspiradas na cultura pop a baixo custo.

Assim, milhares de crianças, e até adultos, puderam realizar seus sonhos de, ao menos em uma noite, transformarem-se nos personagens de quadrinhos e da televisão que eles tanto amavam, bem como ainda fazemos nos dias atuais. Com o tempo, e com a ajuda da família Cooper, transformar trajes temáticos em coisas mais baratas e as fantasias para o halloween se tornaram parte essencial da celebração.

Fonte: Galileu

Imagens: Amazon, InfoEscola

Morte de Matthew Perry, de ‘Friends’, comove fãs nas redes sociais: veja reações

Artigo anterior

É por esse motivo que nunca devemos prender o espirro

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido