Ter um lugar para morar é o que todos nós esperamos. Uma condição de vida decente, mas infelizmente não é isso que todas as pessoas conseguem. Existem várias pessoas que não têm condições de pagar por uma moradia digna o bastante e que acabam vivendo em situação de rua, usando papelões, jornais ou agasalhos doados por pessoas para se esquentarem, se vestirem e protegerem do frio e da noite, além de dormirem em colchões surrados pelo tempo. Isso quando há colchões.
Essas pessoas que se encontram nessa situação, normalmente, tiveram eventos difíceis em suas vidas e que as fizeram acabar na rua. Quase sempre, é difícil para esses indivíduos saírem das ruas. Pensando nisso, um engenheiro francês usou o seu conhecimento para tentar reverter a situação dessas pessoas e as dar um pouco de dignidade.
Ele criou abrigos que têm não são somente um teto para essas pessoas, mas que também retém calor o que faz com que os moradores de rua tenham um lugar quente para os invernos frios. Geoffroy Reynal fez os iglus de um jeito fácil para serem instalados e de materiais como espuma e folha de alumínio polietileno, itens inclusive que deixam as pessoas que estão dentro da estrutura seguras em relação ao frio extremo. O revestimento do iglu é eficaz e mantém a temperatura do corpo de alguém 15ºC mais quente do que a de alguém que estiver dormindo do lado de fora.
É certo que existem casas que servem como abrigo para essas pessoas, mas a violência e roubos nessas moradias são cada vez maiores e as pessoas não têm muita privacidade. E as que optam por viver na rua também ficam expostos a situações muito ruins. Reynal prestou atenção nessa realidade quando retornou à França depois de ter trabalhado um tempo no exterior.
E foi querendo melhorar a situação social em seu país que o engenheiro decidiu criar os abrigos. E depois da criação, até o fim do ano ele já tinha distribuído nove deles para os sem teto. Uma ONG francesa quis ajudar Reynal a fazer essa distribuição.
Com esse projeto, o homem conseguiu dar uma casa para pessoas em situação de rua. Além de tudo, os abrigos são impermeáveis, laváveis, recicláveis e possuem uma célula solar que permite que a pessoa tenha luz dentro do abrigo.
Famosos mendigos
Quando você vê seu artista favorito nos filmes ou em cima de um palco, fica difícil imaginar que, em meio a tanto glamour, eles já passaram por dificuldades, não é mesmo? Pois saiba que nem todo mundo que você vê bem vestido, maquiado e esbanjando riqueza nos tapetes vermelhos viveram sempre assim. Falamos também das celebridades que trabalhavam antes da fama.
Há uma lista enorme de celebridades que tiveram fases complicadas na vida antes de serem consagradas pela música ou pelo cinema. Alguns chegaram até mesmo a morar na rua, a não ter um teto onde se abrigar e, às vezes, nem o que comer. Se quer saber mais sobre esses ícones, leia mais mais sobre eles nessa matéria.