Curiosidades

Homem desaparecido no mar há 2 semanas é encontrado vivo em bote salva-vidas

0

Histórias envolvendo o mar sempre são intrigantes. Até porque, esse ecossistema é um dos mais desafiadores para os humanos. Justamente por isso que quando alguém fica no mar por um tempo considerável e consegue sobreviver, todos ficam muito intrigados com o caso. Como por exemplo, esse homem, que ficou desaparecido por quase duas semanas e foi encontrado vivo na última quinta-feira.

Quem encontrou o homem foi um barco de pesca canadense. Segundo Steve Strohmaier, porta-voz da Guarda Costeira dos EUA, o homem estava a cerca de 113 quilômetros a noroeste do estado de Washington.

“O fato de ele ter estado neste bote salva-vidas por vários dias, e ainda manter a esperança, e ter sido finalmente encontrado por um barco de pesca mais ou menos aleatório foi incrível e simplesmente milagroso. O oceano é um lugar muito vasto. Ele estava flutuando no meio do nada. Muitas vezes, é muito raro ter um navio passando”, disse Strohmaier.

Caso

CNN

A Guarda Costeira dos EUA tinha sido alertada no último domingo, dia 22, que um navio pesqueiro tinha desaparecido depois de ter partido da costa de Washington no dia 12 de outubro e estava previsto para voltar no dia 15.

“Eles partiram de Westport, Washington. Eles deveriam voltar no dia 15 e, uma semana depois, a Guarda Costeira foi informada”, disse Strohmaier.

O homem foi encontrado “em águas canadenses e, a partir daí, o navio comunicou-se por rádio com a Guarda Costeira canadense. Então, eles saíram… e o levaram de volta para a costa, onde ele poderia ir para um hospital. Quando ele foi para o hospital, estava em condição estável”.

No navio tinham dois homens, mas até o momento o segundo ainda está desaparecido e investigações ainda estão sendo feitas, de acordo com a Guarda Costeira dos EUA.

Busca

O porta-voz foi questionado se a Guarda Costeira iria voltar a buscar o homem desaparecido. Strohmaier então respondeu: “Estamos esperando ouvir mais informações para reunir relatos de testemunhas oculares e declarações dele [a homem encontrado] para determinar que ações futuras a Guarda Costeira Canadense pode tomar ou assumir”.

Na terça-feira, a Guarda Costeira dos EUA postou a respeito da busca pelo navio desaparecido. Eles tweetaram: “Guarda Costeira dos EUA procura o navio Evening de 13 metros, com 2 pessoas a bordo, que partiu de Grays Harbour em 12 de outubro e supostamente pretendia retornar em 15 de outubro”.

No dia seguinte, eles disseram que a busca foi suspensa “enquanto aguardava o desenvolvimento de novas informações” depois que “equipes vasculharam mais de 36.000 km quadrados por mais de 8 horas”.

Homem sobrevivente

G1

Além desse caso, existem outros que também são surpreendentes envolvendo pessoas que conseguiram sobreviver no mar. Como o caso desse homem de 62 anos, a história dele teve um final feliz. O francês sobreviveu por 16 horas em uma bolha de ar embaixo do seu veleiro.

O homem ficou todo esse tempo no oceano atlântico até ser resgatado por mergulhadores da guarda costeira espanhola em agosto do ano passado. Às 20h23, a guarda costeira recebeu um sinal de socorro do veleiro Jeanne SOLO.

A embarcação do homem estava perto das Ilhas Sisargas, na região noroeste da Galícia. E de acordo com os dados de rastreamento, o francês partiu de Lisboa na manhã de domingo.

Depois do sinal da embarcação, um navio de resgate com cinco mergulhadores e três helicópteros foram enviados para o resgate. No resgate, um mergulhador foi até o casco do navio para buscar sinais de vida e o homem respondeu batendo por dentro do casco.

O mar estava bem agitado para que um resgate fosse tentado. Então, eles colocaram balões de flutuação para impedir que o veleiro afundasse mais ainda. Eles esperaram até a manhã do dia seguinte para continuar o resgate do homem preso.

Na retomada do resgate, dois mergulhadores nadaram por baixo do barco para ajudar o homem que estava vestindo um traje de sobrevivência neoprene e com água até os joelhos.

“Por iniciativa própria, o marinheiro entrou na água e tentou sair mergulhando. Ele teve ajuda da equipe de resgate, que teve que puxá-lo, pois era difícil nadar com aquela roupa”, disse Vicente Cobelo, membro da equipe de operações especiais.

Depois do resgate, o homem, que não foi identificado, foi levado para o hospital para fazer exames e foi liberado logo depois com um bom estado de saúde.

Fonte: CNN,  G1

Imagens: CNN,  G1

HIIT: conheça opção de treino para emagrecer rápido

Artigo anterior

Astronautas da Apollo 17 coletaram rochas que revelam a verdadeira idade da Lua

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido