Curiosidades

Cão leva equipe de resgate e salva homem após queda de 20m

0

O cão é o melhor amigo do homem. Eles podem fazer companhia para seus donos, os ajudar a andar, caso sejam cegos, servir como método de terapia para alguma doença. Do mesmo modo, também alegrar o ambiente em que estão. Além de fazerem companhia para seus donos, os cachorros são capazes de salvar vidas.

Um exemplo disso foi o caso desse homem de 53 anos que foi salvo pelo seu cão na última quinta-feira, nos Estados Unidos. De acordo com as equipes de resgate de uma organização sem fins lucrativos do condado de Nevada, Saul, um border collie andou mais de 180 metros para mostrar onde o homem tinha sofrido sua queda de 20 metros durante uma trilha em um parque.

“De forma parecida à ‘Lassie’, ele encontrou duas pessoas que realizavam as buscas e os guiou até o sujeito, que estava coberto por uma lona camuflada”, afirmou a organização em publicação no Facebook.

Cão

The New York Times

Depois de ter sofrido a queda, o homem ligou para a emergência com seu celular e disse que tinha quebrado o quadril e algumas costelas. Contudo, a ligação caiu e as equipes de resgate só conseguiram entrar em contato com um amigo do homem para localizar onde estava seu acampamento.

Mesmo assim, as 25 pessoas que estavam fazendo as buscas não conseguiram encontrá-lo. Até que o cão as ajudou e as levou até o seu dono. Depois de ter sido encontrado, o homem foi levado de maca até um helicóptero que estava a aproximadamente 800 metros de distância. Então ele foi levado a um hospital.

Resgate

Pet shop news

Assim como Saul, tentar salvar as pessoas é uma coisa quase intrínseca dos cachorros. Tanto é que as pessoas mesmo percebem que seus cachorros são preocupados com o bem-estar dos donos, e que tentariam salvá-los se fosse preciso.

Esse senso comum atiçou a curiosidade dos pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona, que resolveram fazer uma pesquisa, já que existiam muito poucas nessa área.

Para a pesquisa, eles prepararam os donos de cachorros para que eles demonstrassem angústia enquanto estivessem presos em caixas. E eles não podiam falar o nome dos seus animais para evitar do seu cão ir até eles apenas para obedecer uma ordem. Então, os donos, que estavam dentro das caixas, só falavam “socorro” ou então “me ajuda”.

Um dos autores do estudo, Van Bourg, que também é estudante do Departamento de Psicologia da universidade, disse que observar os cachorros resgatando uma pessoa não diz muita coisa. O que eles querem entender é o que motiva os animais a fazer isso. Esse é o desafio.

Experimento

Para isso, eles se juntaram com a professora de psicologia e diretora do Canine Science Collaboratory da universidade, Clive Wynne. Juntos, eles fizeram um experimento para avaliar a probabilidade de 60 cachorros resgatarem seus donos sem que eles tivessem sido treinados para fazê-lo.

Aproximadamente um terço dos cães resgataram seus donos no experimento principal. O número é bem relevante quando é observado dois fatores. Nesse resgate existe o desejo do cão de ajudar o dono e ele entender que sua ajuda é necessária. E para entender essas questões, dois testes de controle foram feitos.
Em um deles, somente 19 cachorros buscaram a comida que eles viram os pesquisadores colocando na caixa. O número de cães que resgataram seus donos foi maior. É importante considerar que existe diferença entre os cachorros que queriam resgatar seus donos e aqueles que o fizeram, considerando que eles sabiam como abrir a caixa.
Por isso que o fato de dois terços dos cachorros não terem aberto a caixa para pegar o alimento é um indicativo bem forte de que para o resgate acontecer tem que ter uma habilidade envolvida, além somente da motivação.

Dos 19 cachorros que abriram a caixa para pegar o alimento, 84% deles resgatou seus donos. Por isso que Bourg conclui que a maioria dos cães quer salvar seus donos. Mas eles precisam saber como fazê-lo.

Em um outro teste, os donos ficaram dentro das caixas lendo revistas de forma calma. Apenas 16 cachorros foram abrir a caixa. E o fato dos cachorros abrirem as caixas com mais frequência quando os donos estão angustiados mostra que esse resgate não é apenas uma vontade do cão de ficar perto do seu dono.

Fonte: G1, Pet shop news

Imagens: The New York Times, YouTube,  Pet shop news

Engenheiro é demitido pelo Google após afirmar que Inteligência Artificial tem consciência

Artigo anterior

Confusão ocorre entre famílias de turistas no Magic Kingdom, na Disney

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido