Curiosidades

HIIT: conheça opção de treino para emagrecer rápido

0

Quando falamos de exercícios físicos, a relação de amor e ódio com eles é grande. Existem aquelas pessoas que amam e não vivem sem e o treino já se tornou rotina. Ou seja, se elas ficarem um dia sem fazer sua atividade física, para elas será um dia perdido. Mas há também aqueles que odeiam e nem conseguem pensar na tortura que é fazer alguma atividade.

Mesmo que todos saibam que praticar exercícios físicos faz bem à saúde, a rejeição a eles continua grande. Contudo, existem vários tipos de treino que podem se adequar ao cotidiano das pessoas. Um deles é o chamado HIIT, High Intensity Interval Training, ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. Sua fama vem por prometer um emagrecimento rápido.

Para quem não sabe, o HIIT pode gastar centenas de calorias durante o dia e também pode ser feito em casa. Isso porque ele não precisa dos equipamentos da academia para ser feito.

Talvez por conta disso muitas pessoas achem que ele é um treino longo. No entanto, a realidade não é essa.

“Uma sessão de 15 a 20 minutos intercalando alta e baixa intensidade, mas sempre na maior frequência que você aguentar, queima tantas calorias quanto uma hora de corrida”, explicou a nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

O HIIT pode ser feito por praticamente qualquer pessoa, mas claro que antes essa prática deve ser conversada com um médico e um profissional de educação física. O que vai variar de pessoa para pessoa é a intensidade dos exercícios, até porque, o que é “alta intensidade” é diferente para uma pessoa sedentária e um atleta.

Calculando intensidade do treino

Terra

De acordo com Leandro Twin, treinador, a intensidade ideal para cada pessoa pode ser calculada através da frequência cardíaca. Para isso, a primeira coisa a ser feita é uma conta matemática de 220 batimentos por minuto menos a idade da pessoa. Por exemplo, se a pessoa tiver 40 anos, isso dará 180 batimentos por minuto. Nesse caso, no treino ela deve trabalhar mais ou menos entre 70% e 80% dessa frequência cardíaca.

“Essa é uma boa zona para a gente explorar a queima de gordura e a melhora do condicionamento físico. Então, qualquer exercício físico que você consiga sustentar nesse ritmo, ou a mescla dos exercícios, é um excelente aeróbico”, explicou Twin.

E como a pessoa sabe quantos batimentos por minuto ela está? Para isso basta usar os dedos para buscar os batimentos no pulso e contar quantos acontecem em 30 segundos. Depois disso feito, basta multiplicá-los por dois.

É importante a pessoa saber a intensidade ideal para ela porque assim ela evita problemas durante o treino. Até porque, passar dos 80% da frequência cardíaca máxima pode ser algo perigoso para a saúde e causar mal-estar.

HIIT para fazer em casa

Dr. Matheus Trilico

Como dito, esse treino pode ser feito em casa e sem a necessidade de aparelhos. Veja uma das possibilidades que a personal trainer Nara Prado recomendou para qualquer pessoa saudável.

10x Perdigueiros para cada lado – aqui, a pessoa começa na posição de quatro apoios com um braço esticado e a perna oposta também esticada. Quando fizer o movimento, inspire e expire e troque os lados.

10x Abdominais remadores – nesse, a pessoa fica deitada de costas para o chão com as pernas retas e os braços dobrados atrás da cabeça. Depois disso, ela contrai o abdômen e deixa as pernas flexionadas as erguendo até o joelho e os abraçando, depois voltando lentamente.

10x Elevação pélvica – deitar de barriga para cima, flexionar os joelhos e manter os pés apoiados no chão. Deixar os braços estendidos na lateral do corpo, contrair os músculos do abdômen e levantar o cóccix fazendo pressão sobre os glúteos e descer de forma lenta.

30″ Prancha baixa – para que a prancha seja melhor executada, a pessoa deve estar deitada de barriga para baixo e depois apoiar os antebraços no chão. Então, ficar com o corpo alinhado e levantar o quadril com os pés afastados e ficar na posição por 30 segundos.

Quando essa série acabar, a pessoa deve descansar por alguns minutos e fazer tudo de novo. Essas repetições devem ser feitas por entre 15 e 30 minutos e sempre respeitando os próprios limites. E é importante ressaltar que antes de começar o treino a pessoa sempre deve fazer algum aquecimento com alguma atividade de baixa intensidade, como por exemplo, caminhar ou subir escadas.

Fonte: Terra

Imagens: Terra, Dr. Matheus Trilico

Sinais reveladores de um evento de extinção em massa que se aproxima estão aumentando, dizem os cientistas

Previous article

Homem desaparecido no mar há 2 semanas é encontrado vivo em bote salva-vidas

Next article

Comments

Comments are closed.