Curiosidades

Idosa de Cuiabá completa 111 anos com festa em abrigo

0

Todos nós queremos ter uma boa vida e, é claro, longa, para aproveitarmos ao máximo. Se dependesse de nós, viveríamos ao lado das pessoas que amamos por um século ou mais. Felizmente, existem pessoas que realmente vivem tudo isso, embora o número seja bem baixo, como por exemplo, essa idosa de Cuiabá, que completou 111 anos.

Nessa semana, um abrigo para idosos de Cuiabá teve uma comemoração muito especial. Dona Arminda, que mora no abrigo há dez anos, completou 111 anos de vida. Mesmo que as visitas estejam suspensas por conta da pandemia, o aniversário da idosa não passou em branco.

Dona Arminda nasceu em Barão do Melgaço, a 121 quilômetros de Cuiabá, no dia 27 de julho de 1911. Ela não se casou e nem teve filhos. Quando a idosa foi morar no Abrigo Bom Jesus ela já tinha 100 anos. E desde que chegou no local, ela contagiou todas as pessoas com sua alegria.

“Ela fica muito feliz quando fazem as unhas dela, arrumam o cabelo e quando usa um vestido novo. Ela fica muito feliz com isso”, disse Suzeth Nascimento Silva, gestora do abrigo.

Idosa

G1

Para as pessoa que perguntam qual é o segredo da longevidade da idosa, a gestora do abrigo garante que, observando Dona Arminda, é nítido que sorrir é uma coisa fundamental.

“É com muita alegria, com muita satisfação ter esse privilégio de comemorar 111 anos e é um exemplo para todos nós”, disse Suzeth.

Mesmo que a idosa tenha completado 111 anos, ela já tem algumas limitações. A maior parte do tempo, Dona Arminda passa sentada, e ela tem baixa visão e hipertensão.

“Com a idade, a saúde vai ficando mais fragilizada, mas ela está bem. Não enxerga bem, mas se comunica e se alimenta bem”, ressaltou a gestora.

Abrigo

G1

No abrigo onde vive Dona Arminda vivem 89 idosos, com idade variando entre 63 e 111 anos. Todos eles estão vacinados, mas os protocolos de segurança por conta da pandemia, como o uso de máscara e suspensão de visitas, ainda estão em vigor.

“Às vezes, a família não tem condições de estar cuidando, são idosos que são abandonados, que estão na rua, saíram de outros estados e vieram tentar a vida aqui e acabam ficando sozinhos”, explicou Suzeth.

Mais velha

G1

O Brasil tem ainda uma idosa mais velha que Dona Arminda. A idosa Maria Gomes dos Reis, de 121 anos, foi “descoberta” pela Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, depois de passar mal e precisar de um atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). E ela pode ser considerada a pessoa mais velha do mundo.

Segundo certidão de nascimento, Maria Gomes dos Reis nasceu em 16 de junho de 1900, no povoado Bela Vista, em Bom Jesus da Lapa, onde mora até hoje.

Atualmente, a idosa, que está aposentada e de cama, mora com sua neta Célia Cristina. “Dou comidinha na boca, nós temos que fazer tudo, trocar fraldas. A minha vida agora está resumida em cuidar dela”, disse a neta.

De acordo com a neta, sua avó era bem ativa durante a vida. “Ela criou os netos e os bisnetos. Ela que cuidava de tudo. Era bem ativa até pouco tempo, cozinhava, lavava roupas”, contou.

No entanto, a idosa está acamada há pouco mais de oito anos. Antes disso, a neta lembra que quando sua avó estava saudável, era conhecida por não faltar uma missa.

Dona Maria Gomes tem 13 bisnetos, seis tataranetos e a família tem a expectativa de que Maria Gomes veja a quinta geração nascer. E os cuidados com a avó não fica apenas com Cecília. As bisnetas Vitória Stefani e Ivanilde Gomes cuidam de todas as burocracias que a aposentada possa precisar.

Fonte: G1

Imagens: G1

Por que a data de validade pode aumentar desperdício de alimentos

Artigo anterior

Saiba a história dos hábitos mais irritantes dos nossos animais de estimação

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido