Curiosidades

Ilha de Ascensão, território no meio nada que faz alerta sobre poluição

0

Não é novidade que a poluição do planeta Terra tem acontecido de forma desenfreada. No mar, além do despejo de esgoto, existem quantidades absurdas de lixo que matam os animais marinhos ou os obriga a viver em um ‘mar de lixo’.

Rios importantes já são conhecidos como depósito de lixo e esgoto de cidades inteiras. Além disso, diariamente são depositados montanhas de lixo em locais inapropriados. Mesmo assim, a poluição mundial parece sempre ser deixada de lado na lista de preocupações das pessoas.

E o que muitos não sabem é que, assim como a poluição, existem lugares no mundo que também são deixados de lado, ou então nem sequer se sabe da existência deles, como por exemplo, a grande maioria das ilhas do Atlântico Sul, que raramente ocupam as manchetes.

No entanto, essa realidade muda quando uma delas está bem na rota do lixo mundial que vaga pelas correntes oceânicas. Esse é o caso da Ilha de Ascensão que, depois de anos no esquecimento, agora tem um lugar na imprensa por conta da poluição e lixo gerados pelos oito bilhões de habitantes da Terra.

Ilha de Ascensão

Mar sem fim

A ilha, que é a mais perto do Equador, teria sido descoberta pelo galego João da Nova em 1501 enquanto ele fazia o trajeto de ida da terceira carreira para a Índia. Em 1502, quando estava voltando, ele descobriu a ilha de Santa Helena, um pouco mais ao sul.

Mesmo com a descoberta, na época os portugueses estavam mais interessados no comércio com o oriente. Por conta disso, eles não tiveram interesse em ocupar a Ilha de Ascensão. Como resultado, ela acabou se tornando de posse inglesa.

Depois de um tempo, a ilha mostrou sua importância geopolítica abrigando uma base aérea da Real Força Aérea britânica, que também foi usada pelos Estados Unidos.

A Ilha de Ascensão tem uma área total de 88 quilômetros quadrados e um pouco mais de mil habitantes. A maior parte das pessoas que moram lá são funcionários da base e suas famílias. Mas também tem os funcionários de uma das cinco antenas do sistema de posicionamento global, GPS, e de uma retransmissora da BBC.

Poluição do mundo todo pelo mar

Mar sem fim

De acordo com a BBC, “a Ilha de Ascensão tem uma grande variedade de espécies nativas e elas são afetadas pela poluição plástica. É o caso do caranguejo terrestre, da fragata e várias espécies de tubarões, tartarugas, peixes e aves”.

Segundo a reportagem de Nayana Mena, a equipe da Sociedade Zoológica de Londres ficou um pouco mais de um mês na ilha para avaliar os impactos do lixo. “O lixo encontrado na costa sudoeste da Ilha de Ascensão veio de países como China, Japão, bem como África do Sul”, disseram os ativistas.

“Há muito plástico sendo mal usado. É de partir o coração”, disse a bióloga Fiona Llewellyn, da ZSL. Ainda de acordo com ela, grandes empresas e governos têm que admitir e assumir a responsabilidade pela poluição que causam.

De acordo com um estudo recente da Ellen MacArthur Foundation, estima-se que existam mais de 150 milhões de toneladas de material plástico nos oceanos. O estudo indica que, se isso se manter, em 2050 existirá mais plástico do que peixes nos oceanos.

Mobilização da ONU

Mar sem fim

A situação da Ilha de Ascensão é tão grave que mobilizou a ONU. Tanto é que, em julho de 2017 foi lançada a campanha Mares Limpos, com foco na diminuição do lixo marinho.

E o pior é que, enquanto esse lixo entope os oceanos, a Coca-Cola, que é um dos maiores poluidores de plástico, também é um dos principais patrocinadoras da COP 27, a cúpula da ONU que trata justamente sobre poluição. Então, enquanto atitudes como essas continuarem, é improvável que a situação como um todo mude.

Fonte: Mar sem fim

Imagens: Mar sem fim

Esses são os jogadores mais bem pagos da Copa do Mundo

Artigo anterior

Entenda o que é o Twitter Blue e quanto custa para ter seu “verificado”

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido