Notícias

Ministro indiano é internado após beber água “sagrada” afetada pela poluição

0

No dia 20 de julho deste ano, Bhagwant Mann, ministro-chefe de Punjab, na Índia, deu entrada em um hospital com um quadro de fortes dores no estômago. O motivo foi uma infecção causada após beber a água de um rio sagrado que apresentava poluição.

De acordo com o jornal indiano New Indian Express, Mann bebeu um copo de água poluída do rio Kali Pein. Na Índia, acredita-se que as águas do rio são sagradas, segundo matéria do UOL.

O ato preocupante se deu no 22º aniversário de limpeza do local. Vale destacar que, no mesmo dia, o ministro-chefe anunciou o lançamento de uma campanha estadual com o objetivo de limpar os rios e esgotos da região.

O quadro do ministro

Os primeiros sintomas em Mann começaram a surgir já no dia seguinte do evento, quando ele teve dores na região do abdómen. Após a internação, a equipe médica constatou a infecção e o manteve sob observação.

Assim, Bhagwant recebeu visita do ministro-chefe de Dehli, Arvind Kejriwal, antes da alta, no dia 21 de julho.

Sem poluição

O assunto de poluição é sério e merece atenção. A verdade é que o modelo de produção e consumo atual simplesmente não considera os limites da natureza, jorrando toneladas de lixo todos os dias sem se preocupar com os efeitos que aquilo causa e ainda vai causar.

E, se você não acredita que isso seja um problema sério, basta ir até um aterro sanitário para ver a quantidade de lixo produzido todos os dias, ou então, visitar um rio cheio de espuma ou um mar tomado por plástico flutuante.

O crescimento da humanidade aconteceu de forma que não se importaram com os problemas que foram causados. Então, a cada canto, é possível ver os efeitos da poluição, mas temos a sorte de ainda existir lugares que são surpreendentemente intocados.

Reserva Natural de Huanglong

Reserva Natural de Huanglong

Wikimedia Commons

Do outro lado do mundo, na China, é possível encontrar a Reserva Natural de Huanglong. O nome, Huanglong, significa dragão amarelo em chinês, sendo referência da vista aérea. Lá de cima, você pode ver algo que se parece com um dragão amarelo gigante que brilha a luz do sol com suas escamas. Uma vista e tanto!

O mais impressionante na Reserva Natural é a formação geológica de calcário. Por milhões de anos, a chuva e a água das geleiras que descem para a região infiltram no solo e os córregos subterrâneos gradualmente dissolveram as rochas de calcita. Esse material, por sua vez, acabou se cristalizando sobre qualquer superfície, incluindo conchas, pedras e até plantas. Então, a natureza criou esses terraços incríveis e únicos, onde é possível encontrar muitos animais raros que estão na lista vermelha. Não é surpresa para ninguém que a reserva foi considerada patrimônio mundial pela Unesco.

Caverna de Son Doong

Caverna de Son Doong planeta

CNN

Relativamente perto da Reserva, tem a Caverna de Son Doong, no Vietnã. A caverna foi descoberta só em 1991 por um morador local que estava passeando pela região. Mas, o assobio produzido pelo vento rápido e a descida íngreme não permitiu que ele explorasse o local. Foi só em 2009 que a caverna ganhou fama pelo mundo, depois que um grupo de cientistas da Associação Britânica de Pesquisas de Cavernas entrou no lugar.

A primeira tentativa de entrada não deu certo por conta de uma parede enorme de calcita que impediu a entrada da equipe. Mas, no outro ano, encontraram uma maneira de superar esse obstáculo, o que foi algo importante, já que Son Doong é a maior caverna natural do mundo. A principal passagem tem 5 quilômetros de comprimento, 200 metros de altura e 150 metros de largura.

Os vales presentes na caverna permitem a entrada de luz solar, o que também oferece as condições do crescimento de um habitat com plantas e animais. O primeiro passeio turístico aconteceu em 2013 com o valor individual de 3 mil dólares. E, para acessar, também é necessário conseguir licenças nada fáceis. Por isso, o lugar continua sendo um dos mais limpos do planeta.

Fonte: Aventuras na História

House of The Dragon: quem são os Targaryen

Previous article

Quem foram Joaquim e Ana, os avós de Jesus Cristo

Next article

Comments

Comments are closed.