CuriosidadesNotícias

Indiano tenta embarcar com ouro na peruca e no reto mas é preso

0

No dia 27 de abril, os funcionários do aeroporto Indira Gandhi, em Nova Délhi, desconfiaram de um sujeito que usava peruca. Portanto, submeteram o homem a uma revista e encontraram porções de ouro debaixo de seu cabelo falso.

Além disso, no reto do rapaz, as autoridades acharam outras duas cápsulas do minério. Ao todo, o indiano carregava 192 mil reais da preciosidade, logo, ele foi preso pela tentativa de contrabando.

Abordagem

O ousado viajante não teve a sua identidade revelada. O que se sabe é que ele tentava embarcar em um voo no aeroporto da capital indiana, quando foi abordado pela alfândega, repartição pública que monitora a entrada e a saída de mercadorias.

Após a revista tradicional nos bens do sujeito, restava averiguar outras partes mais íntimas, pois as autoridades tinham plenas convicções de que o homem carregava algo suspeito. Sendo assim, ao descolar a peruca do indiano, os funcionários encontraram uma espécie de pasta de ouro, a qual estava firme graças à cola do cabelo falso.

No entanto, a maneira como o sujeito andava também gerou a desconfiança de que algum objeto poderia estar lhe incomodando. Dessa forma, a revista ficou ainda mais íntima, e com isso, os funcionários encontraram duas cápsulas de ouro no ânus do rapaz.

Ao todo, o contrabandista carregava consigo 630 gramas de outro. Na cotação atual, isso equivale a 192 mil reais. De imediato, os policiais decretaram a prisão do indiano, e agora, investigadores estão averiguando se há mais pessoas com envolvimento no crime.

Segunda prisão do mês

O caso de Nova Délhi não é um fenômeno sem precedentes. Isso porque no sábado (23), outro contrabandista recebeu voz de prisão após levar 791 gramas de ouro em seu ânus. O minério era 99,5% puro e tinha um valor de 266 mil reais.

Do mesmo modo, em outubro de 2020, outro episódio na Índia ganhou a mídia. Desta vez, o sujeito andava com 972 gramas da preciosidade alojada no seu aparelho excretor, o que equivalia a mais de 300 mil reais. Ele vinha de Dubai, no Emirados Árabes, e sua forma de andar chamou atenção das autoridades durante seu desembarque em Cananor.

Fonte: RODNAE Production

A propósito, casos assim são comuns pois os contrabandistas tentam driblar as taxações nas entradas e nas saídas de ouro no território indiano. Em síntese, quem quiser transportar o minério precisa pagar 18% do valor da peça em tributos. A título de exemplo, o sujeito com ouro na peruca teria que contribuir com 34 mil reais em taxas. Logo, as autoridades já ficam em alerta quanto a situações inusitadas como essas.

Valorização do ouro

A princípio, o ouro costuma ser uma ótima saída de investimento durante períodos de alta fluidez das ações, como agora, em tempos de Guerra da Ucrânia. Nesses momentos, este minério se valoriza por conta do aumento notável em sua procura.

Sendo assim, se 1 kg de ouro em abril de 2021 valia 266 mil reais, no mesmo mês de 2022  essa quantidade está valendo 301 mil reais. Além disso, em 2020 durante os períodos mais críticos da pandemia, este minério atingiu a máxima histórica de 320 mil reais por quilo.

Em suma, a cotação do ouro se dá em dólar por onça-troy. Este último termo designa uma unidade de massa muito adotada nos Estados Unidos, e em gramas, representa aproximadamente 31g. Quando se traz essa conta para o Brasil, o valor do dólar é fundamental para definir quanto vale um quilo do minério.

Fonte: Burak Kebapci

Nesse sentido, quanto mais valorizada estiver a moeda americana, mais cara será a aquisição de ouro em território nacional. Em outros tempos, com o dólar passando a casa dos 5 reais, é provável que a preciosidade tivesse batido sua máxima histórica de 320 mil reais. Porém, ao mesmo tempo em que a Guerra da Ucrânia valorizou o ouro, ela depreciou o dólar.

Fonte: Metrópoles.

Vespas-asiáticas geram preocupações no Reino Unido

Artigo anterior

Fãs de Johnny Depp criam petição para que Amber Heard saia de “Aquaman 2”

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido