Curiosidades

Infartos em mulheres jovens estão aumentando. Como evitar?

0

infarto, ataque cardíaco ou parada cardíaca, é quando o fluxo de sangue que é levado ao miocárdio (músculo cardíaco) é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que uma parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra, e isso é chamado de infarto do miocárdio. Dependendo, o infarto pode ser fatal, mas com o tratamento adequado, é possível evitar danos significativos no músculo cardíaco. E isso é importante para que um paciente possa viver muitos anos sentindo-se bem.

Mesmo sabendo a definição do que é o infarto e também sabendo que é muito importante prestar atenção em sintomas, como dores no peito e no braço, ainda existem várias dúvidas com relação a ele, como por exemplo, se existem pessoas que são mais suscetíveis a tê-los.

Durante muito tempo, esse problema foi relacionado principalmente aos homens, idosos e com sobrepeso. Contudo, isso vem mudando com o passar do tempo. Segundo um levantamento feito pela Global Burden of Diseases (GBD), e divulgado no dia 19 de julho, as mulheres jovens estão sendo vítimas cada vez mais comuns de infarto.

Infarto em mulheres

Pax Bahia

Para se ter uma ideia, o número de casos entre as mulheres brasileiras entre 15 e 49 anos foi de 7,1 mil casos em cada 100 mil habitantes em 1990, para 11,6 mil casos em 2019. Ou seja, em quase trinta anos aconteceu um aumento de 62%.

Dentre os órgãos que fizeram parte do levantamento está a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), e o documento faz um alerta a respeito do aumento da mortalidade em mulheres mais jovens por conta de doenças cardiovasculares. “Um terço das brasileiras morrem de doença cardiovascular e a maioria, por infarto”, pontuou.

Conforme disse o cardiologista Marcelo Pinho, da Clínica AmorSaúde, esse aumento nos casos de ataque cardíaco em mulheres pode ser por conta da negligência com cuidados de saúde, maus hábitos e porque elas sofrem uma pressão maior tanto pessoal como profissionalmente. “Os fatores resultam em níveis de estresse cada vez mais elevados”, explicou ele.

Para quem não sabe, os sintomas principais de um infarto são: dor no peito; dor que se espalha para as costas, mandíbula ou braço esquerdo; náusea; vômito; suor frio; falta de ar; cansaço inexplicável; desconforto no peito e arritmia.

Prevenção

Coração e vida

Assim como várias outras doenças, também existem coisas que as pessoas podem fazer para evitar doenças cardiovasculares, como por exemplo, o infarto. O médico pontuou cinco coisas que podem ser feitas.

1 – Alimentação balanceada

A comida é uma das coisas mais importantes em praticamente todos os casos. O melhor é optar por uma dieta rica em frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais. Também é bom evitar o excesso de açúcares, sódio e gorduras saturadas. Isso manterá o coração saudável.

2 – Exercícios regularmente

Com uma prática regular de exercícios, a pessoa fortalece o coração e melhora a circulação sanguínea. Algumas atividades físicas que são ótimas para prevenir ataques cardíacos são caminhadas, corridas e dança.

3 – Gerir o estresse

“Encontre maneiras de lidar com o estresse, seja com meditação, ioga ou simplesmente fazendo pausas regulares para relaxar. Isso pode ser vital para a saúde cardíaca”, recomendou Pinho.

4 – Ir ao médico periodicamente

Uma das formas mais óbvias de prevenir qualquer tipo de doença é indo ao médico, e com relação ao infarto não é diferente. Através de check-ups regulares é possível que o profissional identifique fatores de risco de forma precoce, o que dá a possibilidade de se fazer alguma intervenção preventiva.

5 – Equilibrar vida pessoal e trabalho

O equilíbrio é tudo na vida. Por isso é importante buscá-lo com relação ao trabalho e compromissos pessoais. Com isso, a pessoa consegue diminuir seus níveis de estresse, que é um dos fatores de risco para o infarto.

Fonte: Metrópoles

Imagens: Pax Bahia, Coração e vida

Animais marinhos correm sério risco com aquecimento dos oceanos

Artigo anterior

Chef de Nova York quer colocar insetos na mesa da população; veja pratos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido