Ciência e Tecnologia

Isso é o que acontece quando uma pessoa é submetida a testes de força G

0

Vocês sabem o que é força g? Bom, a força g é uma unidade de aceleração correspondente à aceleração devida à gravidade na Terra. para explicar melhor, vamos tentar entender os efeitos da velocidade no corpo humano. A tolerância do nosso corpo a essa força depende de alguns fatores como a sua duração, intensidade e o local onde ela é aplicada.

Para vocês entenderem melhor, vamos ensinar como calcular a força g. 1 g indica que estamos sob uma aceleração de aproximadamente 9.8 m/s, já em 2 g essa aceleração duplica. Em 3 g essa força triplica e assim por diante. Ser submetido a acelerações bruscas pode ser algo fatal. Embora não seja muito difícil resistir a pressões de 2 g, valores muito superiores podem ser impossíveis que uma pessoa fique consciente.

O primeiro nível que uma pessoa pode sofrer com a aceleração é a 3 g. Pode até causar um desconforto, mas raramente uma pessoa perde a consciência em uma força dessa. Confiram o vídeo abaixo onde mostra passageiros de um ônibus espacial sob os efeitos de uma força 3 g.

Agora se uma pessoa passa pela força 4 g a 6 g, ela costuma sofrer de um efeito chamado “G-LOC”, ou simplesmente perda de consciência induzida pela força g. Quem é submetido a essa pressão pode ter perda temporária de ver cores, da visão completa ou do efeito “visão e túnel”, em que a pessoa perde a visão periférica por um tempo. Montanhas-russas por exemplo podem atingir essa força com facilidade, podendo chegar em alguns casos até 6,5 g. Carros de F1 também conseguem chegar a 5 g. Um piloto de caça pode chegar a tanta pressão que torna difícil mesmo para is pilotos mais treinados não sofrerem do efeito G-LOC. O vídeo abaixo mostra um piloto de um F-18.

É preciso ter muito treino para resistir a níveis autos de aceleração. Mesmo assim, não é nada fácil encarar a força g quando está muito alta. O vídeo abaixo mostra um homem treinado e como isso pode ser muito difícil.

Especialistas acreditam que a força 18 g é o limite da resistência do corpo humano. É preciso apenas alguns minutos para os nossos órgãos começarem a serem destruídos. Nossos pulmões podem ser comprimidos com tanta força que se fica impossível respirar, podendo levar até a morte. O vídeo abaixo mostra várias pessoas enfrentando a força g até desmaiarem.

Mas e aí, vocês já conheciam a força g? Já sabiam de todos os efeitos que ela pode ter sobre o corpo humano? Comentem!

8 astros da Disney que foram totalmente esquecidos

Matéria anterior

Tudo o que você precisa saber sobre a final de Pretty Little Liars

Próxima matéria

Comentários

Comentários não permitidos.

Você pode gostar