Todo mundo escova os dentes todos os dias por várias vezes (se você ainda não tem esse hábito, fica a nossa sugestão). Ao longo do dia, você vai precisar pegar o tubo de creme dental todas as vezes em que for passar pelo processo de higiene tão tradicional. Ao pegá-lo, você pode se deparar com uma curiosa marca na parte de baixo do tubo.

Se você reparar bem, em todos os tubos há pequenos quadrados que podem ter cores variadas, dependendo do produto. Se ainda não viu isso, corra para o banheiro e repare no detalhe que certamente irá te deixar intrigado. Afinal, será que eles servem mesmo para alguma coisa ou estão ali por acaso?

Por muito tempo, acreditou-se que as marcas representam código sobre a produção e o conteúdo das pastas de dente. A informação é reproduzida em diversos artigos que tentam explicar o sentido dos quadrados coloridos, porém sem revelar a verdade.

Mito das cores

Publicidade
continue a leitura

1

Nem todo mundo já reparou nas marcas coloridas nos tubos, mas quem reparou e pesquisou o sentido por trás pode ter encontado uma resposta falsa. Por ser encontrado em diferentes cores - verde, vermelho, azul ou preto -, teorias começaram a apontar que cada uma delas podia representar um diferente código que carregava informações sobre a produção das pastas de dente.

Na falsa informação, cada cor indicaria uma diferente composição do creme dental: a cor verde representaria componentes completamente naturais; a cor azul, uma junção de ingredientes naturais com medicinais; a cor vermelha, uma mistura de naturais com químicos; e a cor preta, apenas componentes químicos.

Publicidade
continue a leitura

Verdadeiro significado

2

Por mais que possa parecer convincente, a informação das cores como símbolos não é real. Na verdade, o sentido é muito mais simples do que parece. As marcas são apenas um indicativo para máquina durante a produção das embalagens dos produtos. As marcas podem ser encontradas até mesmo em alguns outros produtos embalados industrialmente.

Publicidade
continue a leitura

Como os processos de embalagem são feitos por máquinas, elas precisam de indicações visuais para saber quando realizar funções como dobrar, cortar ou enrolar os tubos. Ao passar pelas máquinas, as marcas ativam sensores que permitem que os processos sejam realizados.

Às vezes as coisas são bem mais simples do que parecem, não é? Agora, ao invés de confiar na falsa teoria das cores, você vai poder saber para que servem os quadrados e ainda explicar para todo mundo.

Publicado em: 19/07/16 12h09