Ciência e Tecnologia

Isto é o que acontece no seu corpo enquanto você dorme

0

Quando nós vamos dormir, estamos tão envolvidos nos sonhos, descanso e mergulho no inconsciente que não percebemos praticamente nada que acontece ao nosso redor ou em nosso próprio corpo. Porém, mesmo que a gente esteja quase vivendo numa outra realidade enquanto dorme, o corpo continua a trabalhar constantemente, até no mais profundo sono.

Quando estamos nos estágios avançados do sono durante a noite, a nossa pressão abaixa, o ritmo da respiração diminui, os músculos relaxam e alguns hormônios são liberados durante essa fase. De acordo com a Fundação Nacional do Sono, dos Estados Unidos, durante o sono R.E.M., ou Rapid Eye Movement (movimento rápido dos olhos), é como se nossos músculos fossem desligados, o que faz com que a gente permaneça parado.

Durante o sono, por mais que a gente não perceba, muitas coisas acontecem em nosso corpo, e nós separamos algumas delas para te explicar.

Hormônios

Unhealthy eating habits

Enquanto estamos dormindo, o nosso sistema digestivo continua a regular os níveis de hormônios como leptina e grelina. A leptina ajuda a controlar o apetite, enquanto a grelina faz o contrário, sendo conhecida como hormônio da fome, por estimular o apetite. Quando não dormimos o suficiente, isso pode acabar desbalanceando o equilíbrio entre os hormônios, o que pode explicar porque algumas pessoas sentem tanta fome quando não dormem bem.

Olhos

2

O movimento dos olhos já é conhecido, especialmente pela fase de sono R.E.M., mas além disso eles desenvolvem outras funções. O muco que se acumula no canto dos olhos, conhecido como remela, é o resultado da limpeza realizada pelas pálpebras. As impurezas, poeiras e bactérias que se acumulam nos olhos ao longo do dia. Segundo o oftalmologista Dr. Ivan Schwad, os cílios mantém os olhos fechados como o mecanismo de um ziper, permitindo que a limpeza eficaz aconteça com os olhos fechados.

Conserto

3

O sono é responsável pelo reparo de diversas funções do corpo. É nesse momento que hormônios responsáveis pelo crescimento são liberados e podemos recuperar tecidos dos músculos e dos ossos, por exemplo. Cada tecido do corpo é renovado de forma muito mais eficaz durante o sono em razão da liberação dos hormônios. Além disso, o sono ajuda a relaxar os músculos, promovendo um descanso essencial para a recuperação do corpo para o dia seguinte.

Preparação

4

Durante o sono também é quando o nosso corpo fortalece o sistema imunológico enquanto libera algumas proteínas para conseguir combater infecções. Nesse momento, são liberados agentes conhecidos como fatores de necrose tumoral, responsáveis por eliminar algumas células que desenvolvem tumores no corpo. Alguns estudos já mostraram que a privação de sono pode afetar os níveis de glóbulos brancos em alguns adultos.

Depois dessa você tem muito mais motivos para desfrutar ainda mais dos momentos de sono, não é mesmo?

10 coisas que você nunca soube sobre os verdadeiros ninjas

Matéria anterior

Conheça a história do primeiro bebê do mundo nascido de três pais

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos