Uma coisa bastante comum de se ver hoje em dia, e até mesmo encorajada em alguns casos, são pessoas que passam horas em frente às telas com jogos eletrônicos. Contudo, esse hábito pode acabar se tornando um vício, que é cada vez mais comum e constante. E se isso já não fosse preocupante o suficiente, eles podem trazer outros riscos.
As pessoas que ficam muito tempo com fones de ouvido com sons de ataque, músicas-tema e os estranhos gritos de guerra dos amigos que estão participando dos jogos podem ter grandes chances de sofrerem danos auditivos permanentes.
Para muitas pessoas, o som é uma parte bastante importante da experiência, mas o que ele faz com a audição de quem joga ainda não se sabe muito sobre. Até porque existem poucos estudos a respeito disso. Contudo, uma equipe de pesquisadores juntou todos eles para analisar o que se sabe até o momento.
Estudo
Ao todo, eles revisaram 14 estudos que juntos têm uma amostragem de 50 mil pessoas de nove países diferentes. Todos esses estudos focaram na relação existente entre a perda auditiva e/ou zumbido dos videogames. Nos estudos, as circunstâncias dos jogos são variadas, como computadores e consoles domésticos, jogos móveis, centros de jogos e eSports.
O ponto visto é que não é somente uma questão de diminuir o volume. Até porque, tanto o volume como o tempo de exposição influenciam o impacto nos ouvidos. Mas claro que conforme a intensidade do som aumenta, o tempo de exposição seguro cai. Por isso que jogar por três horas com um volume alto pode gerar danos bem mais permanentes do que um jogo de 15 minutos com o mesmo nível de volume.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos podem suportar com segurança níveis sonoros de cerca de 80 dB durante 40 horas por semana. Contudo, quando uma pessoa está gritando, a 90dB, o limite diminui para quatro horas por semana antes de existir o risco de perda auditiva.
Por conta disso que é bastante preocupante que o volume dos fones durante os jogos de tiro tenha ficado entre 88,5 a 91,2dB, segundo um dos estudos. Outro descobriu que sons de impulso, como rajadas curtas e altas de ruído, podem chegar até 119dB.
Em outro foi visto que mais de 10 milhões de norte-americanos podem ser expostos a níveis sonoros altos ou muito altos do videogames, enquanto outro mostrou que os jogos aumentaram as chances das pessoas terem perda auditiva auto-relatada.
Jogos e audição
Outros três estudos que focaram em centros de jogos mostraram que os níveis sonoros ficam entre 80 e 90dB. E dois concluíram que esses locais aumentavam as chances de zumbido grave e perda auditiva de alta frequência.
Um ponto importante a ser dito é que dois dos três estudos a respeito de centros de jogos estavam focados em jogos de arcade, já que foram publicados em 1992 e 1993. Por conta disso que os pesquisadores do estudo mais recente pontuam que eles têm limitações em comparação com os jogos atuais.
Com relação aos jogos de celular, um estudo descobriu que o nível de som médio era de 43,2dB. Isso sugere que essa seria a forma de jogo menos preocupante, pelo menos com relação aos ouvidos.
“Os jogadores que ouvem níveis sonoros de alta intensidade e por longos períodos de tempo podem correr o risco de perda auditiva permanente induzida por som e/ou zumbido”, escreveram os pesquisadores.
Por mais que as evidências até o momento sejam limitadas, os estudos existentes mostram que os jogos são uma provável fonte de audição insegura. E além de todos os problemas que vêm junto com os danos auditivos, as descobertas feitas podem ter consequências específicas para os jogadores profissionais. Isso porque eles jogam durante mais tempo que uma pessoa comum.
“As descobertas sugerem que pode haver necessidade de priorizar intervenções, como iniciativas focadas na educação e na conscientização sobre os riscos potenciais dos jogos, que podem ajudar a promover a escuta segura entre os jogadores”, concluíram os pesquisadores.
Fonte: Science alert
Imagens: Época negócios, Opiniões certificadas