Curiosidades

Qual população é a que acorda mais cedo no mundo?

0

Existem pessoas que acordam de manhã com bom humor e vontade de fazer com que o dia seja produtivo. E aquelas que não se encaixam nesse perfil são taxadas de preguiçosas ou sem objetivos para se alcançar. Afinal, aprendemos desde cedo que “Deus ajuda quem cedo madruga”. Mas a realidade é que nem todo mundo gosta de acordar cedo.

Para quem não gosta, o simples fato de que pessoas acordam cedo porque querem é uma coisa incompreensível. No entanto, o que muitos podem não saber é que existem países onde as pessoas ganharam fama por ser quem acorda mais cedo no mundo.

O levantamento para saber isso não levou em conta as pessoas que têm que acordar cedo por conta de uma rotina apertada ou por conta de hábitos que fazem mal para a saúde. O que foi levado em conta foi o horário médio que as pessoas geralmente acordam, mesmo que ele não seja um representativo de toda a população de determinado lugar.

Ranking

Medium

Os resultados podem chocar várias pessoas. O topo do ranking é da África do Sul, Colômbia e Costa Rica. Nesses países, o horário de acordar das pessoas é às 6h24, 6h31 e 6h38, respectivamente.

No quarto lugar está a Indonésia, com sua população acordando às 6h55. Depois dela vem México (7h09); Japão (7h09); Nova Zelândia (7h11); Austrália (7h13); Suíça (7h13) e República Checa (7h15).

E se existem os países onde as pessoas acordam mais cedo, existem os países onde as pessoas dormem até mais tarde. Nesse caso, os líderes são Grécia e Arábia Saudita, acordando às 8h25 e 8h27 respectivamente.

No caso do nosso país, o resultado pode ser discutível por conta das proporções que nosso país tem. Contudo, ele não está tão abaixo no levantamento, ocupando o 21° lugar. Isso porque as pessoas normalmente acordam às 7h31.

Isso nos deixa na frente do Canadá (7h33); Índia (7h36), da Coreia do Sul (7h38) e China (7h42), além de também estar à frente da Espanha (8h05), Rússia (8h06) e Portugal (8h22).

O curioso é que mesmo que esse levantamento tenha sido feito, não existe nenhum fator que explique de forma concreta o motivo de em alguns lugares as pessoas terem o hábito de acordar mais cedo.

Contudo, na Colômbia, de acordo com algumas pessoas, o motivo do horário para acordar está relacionado com fatores culturais e posição geográfica do país. Já em outros países, o congestionamento também pode ser um fator de influência.

A realidade é que em nenhum país o horário que as pessoas acordam passou das 9h, o que tem seus motivos bem entendidos quando se trata de pessoas adultas.

Acordar cedo

Medium

Independentemente de qual país as pessoas estejam, uma coisa pode ser quase universal: pessoas mais velhas acordam mais cedo. Será que existe um motivo para isso?

Quando uma pessoa é bebê, ela começa a dormir aproximadamente 16 horas por dia. Conforme ela vai crescendo, essas horas de sono vão diminuindo. Tanto é que, no jardim de infância, as crianças normalmente dormem nove horas à noite e tiram cochilos durante o dia. Quando adulto, o sono deve ser de sete a oito horas por noite.

Essa diminuição da quantidade de sono parece continuar conforme as pessoas envelhecem. Tanto é que, a partir da meia-idade, a média de tempo que a pessoa dorme tende a diminuir em 30 minutos a cada 10 anos. Justamente por isso que vários idosos se queixam sobre o sono e a respeito do fato de acordar mais cedo conforme ficam mais velhos. Coisas que podem interferir nesse aspecto são problemas de saúde ou fatores ambientais.

“Com o avanço da idade, a necessidade de sono não diminui, mas a capacidade de dormir continuamente e ininterruptamente, sim”, disse Abhinav Singh, médico do sono e professor na Universidade de Chicago, nos EUA.

Por isso que para os adultos com 65 anos ou mais pode ser difícil dizer se as queixas relacionadas com o sono são por conta de alterações relacionadas à idade, ou então a algum problema de saúde ou distúrbio do sono em específico.

De acordo com a Fundação do Sono, as mudanças normais do sono em pessoas mais velhas são dormir e acordar mais cedo. Isso porque com o processo do envelhecimento, o ritmo circadiano pode ser enfraquecido e as mudanças que acontecem podem causar distúrbios do sono e um maior cansaço durante o dia. E os mais velhos têm uma tendência a dormirem menos profundamente, o que faz com que eles acordem mais vezes à noite.

Contudo, os especialistas pontuam que o envelhecimento não é o único responsável pelas mudanças do sono. Conforme mostram os estudos, vários idosos têm distúrbios do sono por conta de problemas de saúde subjacentes, como por exemplo, os fatores ambientais e o uso de determinados remédios.

De acordo com a Fundação do Sono, como a maior parte das coisas mudam conforme a idade chega, não existe somente uma razão para esse comportamento, e todas elas estão interligadas. Dentre elas estão: fatores ambientais, causas hormonais, e doenças crônicas.

No ponto do fator ambiental, a falta de rotina pode ser uma das culpadas por acordar cedo. Até porque, os idosos tendem a não ter um horário fixo para acordar, o que pode acabar afetando os hábitos de sono deles. E eles também costumam ser menos ativos fisicamente, o que amplifica o problema.

No caso das mulheres, a menopausa pode ser uma influência nessas noites mal dormidas, já que o calor sentido, as mudanças de humor e suores noturnos podem atrapalhar o sono.

Vendo de forma geral, os idosos acabam não dormindo o suficiente por conta de distúrbios de sono que podem acabar mostrando irritabilidade, humor deprimido, problemas de memória e maior tendência para quedas ou acidentes.

Fonte: Mistérios do mundo, Visão saúde

Imagens: Medium, CNN

Entenda a relação entre dor nas costas e depressão

Artigo anterior

Jogos eletrônicos podem colocar milhões de pessoas em risco de perda auditiva permanente

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido