Curiosidades

Jovem adolescente tem mãos e pés amputados após sintomas semelhantes à gripe

0

Praticamente desde que o ser humano existe na Terra as doenças também estão presentes e fazem mal à saúde no geral. Algumas delas são conhecidas pelas pessoas, mas outras nem tanto, e podem trazer consequências drásticas, como no caso desse jovem de 14 anos.

O jovem em questão é Mathias Uribe, morador do Tennessee, nos Estados Unidos. Ele estava com sintomas parecidos com os de um resfriado normal por volta de junho, mas depois de poucas semanas, ele teve que ser levado para a sala de emergência às pressas.

Quando ele chegou ao hospital, os médicos diagnosticaram o jovem pianista com a síndrome do choque tóxico. Ela acontece quando as infecções acabam liberando toxinas na corrente sanguínea. Por isso que quando os pulmões de Mathias começaram a falhar, os médicos o colocaram em uma máquina de suporte à vida. Contudo, o corpo dele teve dificuldade de bombear o sangue de forma adequada.

Caso do jovem

Mirror

Por conta disso, a pele nas extremidades do corpo do jovem apodreceram e se tornaram gangrenosas. Então, os médicos tiveram que amputar os quatro membros de Mathias. A mãe do pianista disse que é “muito difícil” ver os vídeos do seu filho correndo e tocando piano, mas ao mesmo tempo ela está grata por ele estar vivo.

Segundo Katie Boyle, pediatra chefe da equipe que cuida do jovem, o caso de Mathias foi extremamente raro. Ainda de acordo com ela, às vezes quando existe uma gripe é possível que aconteça uma infecção bacteriana. Mesmo assim, ela pontuou que “a maioria das crianças não fica tão doente quanto”.

Causas

Daily mail

Essa síndrome do choque tóxico estreptocócico é causada pela bactéria estreptococo do grupo A, que é vista na garganta e na pele, sendo normalmente benigna. Contudo, quando o sistema imunológico de uma pessoa está fraco por causa de uma infecção, é possível que ela fique mais vulnerável a essas bactérias que são relativamente inofensivas.

No dia 30 de junho, o jovem teve uma parada cardíaca e foi levado de helicóptero até um hospital que tinha máquina de suporte à vida. Ele passou por 20 dias de tratamentos intensivos e os médicos disseram à família que as mãos e os pés dele tiveram que ser amputados por não estarem recebendo fluxo sanguíneo suficiente nesse tempo.

Sem o sangue necessário, é possível que haja apodrecimento do tecido e infecção. Em casos graves, como foi o do jovem é preciso que a amputação seja feita. E quando uma pessoa tem sepse, a inflamação faz o sangue coagular e ficar espesso, o que dificulta a circulação dele pelo corpo. Dessa forma, os nutrientes não chegam aos tecidos e começam a morrer.

Esse tecido morto tem que ser retirado porque pode fazer com que a infecção se propague. No caso de uma área gangrenosa pequena, o médico pode conseguir retirar somente o necessário para que a propagação seja interrompida.

Contudo, no caso do jovem, eles tiveram que amputar a perna esquerda, logo abaixo do joelho, no dia 21 de julho, e quatro dias depois foi a direita. As mãos de Mathias foram amputadas no dia primeiro de agosto.

Assassino silencioso

News channel 5

A sepse é uma emergência médica que os profissionais chamam de “assassino silencioso”. Ela é causada pela reação extrema do copo a uma infecção e acontece quando produtos químicos são liberados na corrente sanguínea para combater uma infecção, mas acabam causando uma inflamação no corpo. Isso faz com que uma reação em cadeia comece, resultando em uma falência de órgãos.

Até o momento, o jovem já passou por mais de uma dúzia de cirurgias, mas ainda tem que fazer mais algumas. Por conta disso, o tempo que ele ainda ficará no hospital é indeterminado.

Por conta disso, a família de Mathias está arrecadando dinheiro para cobrir as despesas médicas e as próteses que o filho irá precisar. O que eles esperam é que com o passar do tempo o jovem possa tocar piano e praticar esportes de novo.

“Sua vida será incrível. Você vai para onde quiser. Você não tem limites porque você está aqui. Mathias, você está aqui”, disse a mãe se referindo a uma conversa que teve com seu filho.

Fonte: O Globo

Imagens: Mirror, Daily mail, News channel 5 

Chefe da Nasa diz acreditar que existe vida alienígena no universo

Artigo anterior

Uma única mordida nesse prato tailandês pode causar câncer de fígado

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido