Curiosidades

Julho terá maior super lua do ano e passagem de cometa gigante

0

Todos os anos, acontece milhares de eventos astronômicos, como as fases da lua, chuvas de meteoro, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outros eventos interessantes. Alguns eventos que acontecem pode ser vistos a olho nu, outros apenas com a ajuda de telescópios.

Se existe ou não vida no espaço sempre foi uma indagação de todas as pessoas. Você, acreditando em seres esverdeados que habitam outros planetas por aí no espaço ou não, não poderá questionar uma coisa: a beleza do universo e os fenômenos que ele tem.

E se você não sabia de todos os fenômenos astronômicos que aconteceram nesse ano, não se preocupe. Eles são uma ótima oportunidade para ver as manifestações naturais no céu, e somos sempre contemplados com, pelo menos, alguns deles.

Um deles é a super lua. Esse é o nome dado às luas novas e cheias que acontecem no perigeu, que é o ponto da órbita lunar mais próximo da Terra. Nesse período, nosso satélite natural fica a 363 mil quilômetros de nós. Ela não fica realmente “super”, mas seu nome é justificável. Justamente por ela estar mais perto, a lua parece maior e mais brilhante que o seu normal. Nossos satélite natural fica cerca de 14% maior em nosso céu e aproximadamente 30% mais brilhante do que o normal.

Super lua

Só notícia boa

Se você é uma pessoa que gosta dos fenômenos do universo, julho é um mês ótimo. Nesse mês acontecerá a maior super lua de 2022, que também é conhecida como “lua dos cervos”. Além dela, acontecerá a passagem do cometa K2, que poderá ser visto do nosso planeta.

A super lua acontecerá na quarta-feira, dia 13. Ela também é chamada de lua dos cervos por causa dos chifres que crescem na cabeça desses animais nessa época do ano nos Estados Unidos.

O melhor de tudo é que ela será visível a olho nu. Durante o fenômeno, a lua ficará maior e mais brilhante. Ela começa às 15h38, horário de Brasília.

Cometa

Só notícia boa

O outro fenômeno irá acontecer um dia depois da super lua. No dia 14 de julho, o cometa “C/2017 K2”, também conhecido como “PanSTARSS”, passará pela Terra. Ele é um cometa que vem da Nuvem de Oort, região que é tida por astrônomos como a “divisa” entre o nosso sistema solar e o chamado “espaço interestelar”.

Esse cometa foi descoberto em maio de 2017 e tem entre 14 e 80 quilômetros de raio e cerca de 800 mil quilômetros de cauda. Por mais que ele seja um objeto celeste de grande escala, seu núcleo é relativamente “normal”.

De acordo com a Organização EarthSky, uma plataforma norte-americana de informações sobre o céu, o cometa K2 está se aproximando do nosso planeta em direção ao sol. E finalmente ele poderá ser visto depois de cinco anos da sua identificação.

Depois que ele passar por aqui no dia 14, o cometa segue sua viagem rumo ao sol. Ele deve chegar à nossa estrela no dia 19 de dezembro.

Como assistir

Brasil escola

O cometa estará a 1,8 unidade astronômica (UA), o que dá em torno de 270 milhões de km de distância do nosso planeta. Além de estar com um brilho de nove pontos de magnitude.

Para quem quiser vê-lo, ele ficará visível no começo da noite, por volta das 18h49, e estará no céu ao leste. Às 21h39 ele deve atingir o pico mais alto do céu. O cometa poderá ser observado até as 02h11 da madrugada.

O importante é que o céu esteja aberto nos dias 13 e 14 desse mês para que a super lua e a passagem do cometa possam ser observados por todos.

Fonte: Só notícia boa

Imagens: Só notícia boa, Brasil escola

Marido auxilia parto da esposa dentro de casa em Ribeirão Preto

Artigo anterior

Jovem viraliza após contar história que conheceu namorado sendo direta em rede social

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido