Curiosidades

Karni Mata, o templo dos ratos

0

Cada lugar do mundo tem seus costumes e sua cultura. É isso que faz o nosso mundo tão diverso e rico. Por exemplo, a aproximadamente 30 quilômetros de Bikaner no Rajastão, norte da Índia, em Deshnok, existe um grande templo dedicado a Karni Mata. O templo tem portões de prata, cavernas trabalhadas em mármores brancos e uma suntuosa cúpula de ouro no topo. No entanto, não é sua arquitetura que chama atenção, mas sim seus habitantes: os ratos.

Os hindus consideram os ratos, assim como as vacas, seres sagrados. Por conta disso, no templo dessa deusa, que viveu no século XIV e foi considerada como a reencarnação da Deusa Durga, a Deusa do poder e da vitória hindu, os animais são adorados como deuses.

Ao todo são mais de 20 mil ratos vivendo de forma livre no templo e sendo visitados por milhões de fiéis de todas as partes da Índia. E isso acontece há muitos anos.

Ratos

Segundo o folclore local, a Karni Mata ressuscitou milagrosamente uma criança que estava muito doente. Depois disso, ela disse que ninguém da sua tribo iria cair novamente nas mãos do Deus Yama, que é o Deus da Morte. Além disso, Karni Mata disse que quando eles morressem habitariam, por um breve tempo, o corpo de um rato antes que fossem reencarnados novamente na tribo.

Contudo, essa não é a única lenda sobre a relação da deusa com os ratos. Uma outra lenda diz que os ratos representam os membros da família da Karni Mata reencarnados. E ela, em específico, está reencarnada em um rato branco, que é o único existente no templo.

Por conta dessa adoração à deusa, os hindus ficam o dia todo dentro do templo procurando e rezando em buracos e ninhos, tentando encontrar o animal branco. Isso porque, quando esse rato é visto ele traz muita sorte. Mas claro que não é uma tarefa fácil encontrá-lo, já que existem milhões de ratos andando livremente pelo templo gigantesco.

A deusa Karni Mata fez vários milagres durante sua vida. Dentre eles, salvou a vida de seu pai após ele ter sido mordido por uma serpente; ressuscitou muitas outras pessoas, fez surgir água no deserto, multiplicou comida para alimentar o seu povo e vários outros.

Templo

Terra

Um fato curioso é que, de acordo com as autoridades sanitárias da cidade, nenhuma doença comum a ratos foi encontrada dentro do templo. E também não se sabe ao certo como esses animais se reproduzem. Até porque nunca foi vista nenhuma ninhada de ratos dentro do templo, nenhuma fêmea grávida e nem filhotes. Mas as autoridades dizem que como eles têm tamanhos parecidos, os menores são os mais velhos.

Geralmente, uma rata pare na sua vida mais de 90 filhotes. Assim, desde a existência do templo, o número de ratos ficou estável. Ao todo, são aproximadamente 20 mil animais cuidados e alimentados diariamente com diferentes iguarias pelos fiéis.

Um fato curioso é que, mesmo com esse alto número de ratos no templo é quase impossível pisar em algum deles. Mas se isso acontecer e o rato pisado morrer, a pessoa que causou sua morte é obrigada a doar ao templo uma réplica idêntica e no mesmo peso do animal feita de ouro ou prata.

Animais

O verso do inverso

Para muitas pessoas os ratos são animais nojentos, mas vemos que essa não é uma percepção em todo lugar. E além desse templo na Índia, esses animais são apreciados e não somente eles, como também aquilo que eles produzem.

A chamada “Minúsculas Patas de Toogood” mostra o quão talentosos esses animais podem ser quando têm ao seu dispor tinta e tela. Ter um negócio de arte de ratos nem sempre foi a ideia de Steph Toogood. A mulher conta que o projeto começou com uma ideia bem fúnebre.“A ideia de pintar em tela veio à minha mente depois que perdi um dos meus filhos, o capitão Jack Sparrow, irmão de Gibbs, em 2018″, contou.

O rato, chamado Jack, passou por uma cirurgia mas não conseguiu acordar da anestesia. E como Steph trabalha como veterinária ela esteve o tempo todo do lado de Jack e conseguiu pegar algumas de suas pegadas, mesmo depois que o ratinho tinha falecido.

“Eu pensei que seria adorável meus filhos fazerem algo parecido quando ainda estão comigo para eu guardar quando eles se forem. Então eu tenho algumas mini telas e tintas, e eles criaram peças memoráveis ​​para eu guardar”, explicou.

Além disso, Steph também gosta de tirar fotografias dos seus ratinhos de estimação ao lado de suas pequenas obras de arte. Quando ela publicou as fotos em suas redes sociais, várias pessoas ficaram interessadas pelo trabalho dos pequenos animais e quiseram comprá-lo.

Segundo as redes sociais do “Minúsculas Patas de Toogood”, ao todo, são 12 ratos que fazem parte do coletivo. Mas Steph faz questão de frisar que eles são, em primeiro lugar, seus amigos e depois artistas. “Eles são meus melhores amigos e não passam a vida cobertos de tinta, não importa quão alta seja a demanda por sua arte no momento”, ressaltou.

Fonte: Terra

Imagens: Terra, YouTube, O verso do inverso

Como funcionam os aviões solares?

Artigo anterior

Jovem de 14 anos posta vídeo no TikTok horas antes de matar irmã

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido