Curiosidades

Kombi elétrica ”esticada” ganha data de lançamento

0

Desde o seu lançamento, os carros se modernizaram com o tempo para atender às novas necessidades dos consumidores. Essa modernização é vista em praticamente todos os modelos, como por exemplo, o Volkswagen ID. Buzz, que é como se fosse uma kombi elétrica, que teve seu lançamento pouco mais de um ano atrás, mas não na América do Norte. Agora, a marca divulgou que o veículo chegará aos showrooms dessa parte das Américas no dia dois de junho.

O fato é que a Volkswagen não quer que essa data de lançamento seja esquecida nem mesmo no futuro, já que esse dia irá se tornar o conhecido “Dia Internacional do Ônibus Volkswagen”. Depois disso, a data será comemorada todos os anos com encontros de modelos clássicos e elétricos da marca.

“Quer você os chame de Ônibus, Bullis ou Kombis, legado que os Type 2s deixaram na cultura moderna é incomparável. À medida que continuamos a apresentar o sucessor elétrico do século 21 do T2, o ID. Buzz, estamos entusiasmados em criar este dia anual de celebração para fãs e entusiastas de ônibus da Volkswagen em todos os lugares”, disse Cameron Batten, diretor de comunicações do VW Group na América.

Kombi elétrica

Olhar digital

Por mais que o lançamento norte-americano dessa kombi ainda irá acontecer, não existe muito mistério sobre como o veículo será. Esse modelo menor tem duas fileiras de bancos e a mesma face plana com os faróis finos e acabamentos.

Até o momento, somente uma cor foi mostrada nos protótipos. Contudo, é certo que os acabamentos em dois tons, que são parte desse modelo, irão ser vistos também nesse modelo maior.

O que não se sabe é quão maior essa kombi será. Existem rumores de que ela tenha mais 30 centímetros, o que em teoria não parece muita coisa, mas na prática é muito. Para se ter uma noção, com esse centímetros a mais foi possível colocar um assento extra na parte de trás do veículo.

Por ser um carro elétrico, ainda não se sabe se por ele ser maior, a kombi será equipada com uma bateria maior. Atualmente, o veículo tem uma bateria de 82 kWh, que gera 201 cavalos de potência. Para o lançamento norte-americano, o que se espera é uma versão de motor duplo e com uma potência maior. Isso pode ser obtido com uma bateria maior de 111 kWh que produz 300 cavalos de potência.

Veículo

G1

A kombi já existe há tempos e é usada por várias pessoas, às vezes, de uma forma não convencional. Como no caso do estudante de psicologia Matheus Parize, de 20 anos, que decidiu morar dentro de uma kombi estacionada na frente da Universidade Santa Cecília, em Santos, no litoral paulista.

Ele fez essa decisão para poder ficar mais perto da sua faculdade e, ao mesmo tempo, ter a liberdade de ir e vir sem se preocupar com contas fixas, como água, energia, e aluguel.

Embora o espaço dentro da kombi seja pequeno, ele é capaz de atender todas as necessidades básicas de moradia. Dentre elas estão, um fogão de duas bocas, geladeira de 12 volts, porta pote como se fosse um banheiro químico, tomadas, plugues com USB para celulares, três caixas d’água de 17 litros cada, condicionador de ar, isolamento térmico, um sofá que vira cama para até 4 pessoas e muitas gavetas para guardar roupas e objetos.

Os pais e os avós de Matheus o encorajaram a viver esse sonho. Por isso que, aos 16 anos, ele começou a juntar dinheiro para que conseguisse realizá-lo. O avô e o pai do estudante o ensinaram a investir na bolsa de valores. Assim, todo o dinheiro que ele ganhava da família no natal e em seu aniversário ele aplicava em ações.

Ao final, os cerca de mil reais que ele aplicou inicialmente junto com os investimentos feitos periodicamente deram o suficiente para que Matheus pudesse comprar seu primeiro carro aos 18 anos. O carro era um Fiat Stilo.

Depois de ter o carro, ainda com uma carteira de motorista provisória, Matheus começou a fazer corridas particulares, transportando passageiros indicados pela família e por amigos.

Quando ele estava com sua carteira definitiva, Matheus começou a trabalhar como motorista de aplicativo. Nessa época ele ainda morava com seus pais, então todo dinheiro que ganhava ele colocava em aplicações.

Nesse período, o estudante já estava procurando na internet um carro que ele pudesse comprar e que atendesse às suas demandas mínimas para ser uma casa sobre rodas.

Então, em outubro de 2021, o pai de Matheus viu um vídeo no YouTube, sobre uma Kombi amarela, toda equipada, à venda em Santa Catarina.

“Fomos então para lá. Eu, minha mãe e um amigo, de carro. Compramos a kombi, que o dono tinha batizado de Xepa. Ela era linda, tinha tudo o que eu precisava. Meu amigo então voltou com o carro e eu e minha mãe voltamos de Kombi. A viagem dele de volta durou 8 horas. A nossa, 3 dias. Foi muito legal, paramos em vários lugares, conhecemos muitas pessoas”, lembrou Matheus.

Quando o estudante chegou em casa novamente ele rebatizou a kombi para Joelma, ex-Banda Calypso. “Ela tem uma força de superação por tudo o que aconteceu após a briga dela com o Chimbinha, uma vibe alto astral. Então eu pensei: ‘minha Kombi também é loira, afinal é amarela, e alto astral. Vai se chamar Joelma’”, explicou ele.

Atualmente, Matheus mora em frente à sua faculdade e diz que existem várias vantagens nisso.

Fonte: Olhar digital, G1

Imagens: Olhar digital, G1

Saiba quais objetos bloqueiam o Wi-Fi e tenha cuidado com eles

Artigo anterior

Brasileira com hidrocefalia, com expectativa de 3 meses de vida, faz 29 anos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido