Curiosidades

Médica se surpreende ao fazer parto de gêmeas com uma das bebês empelicada

0

O momento do parto é esperado por todas as futuras mães. Segundo a Organização Mundial de Saúde, esse momento acontece 40 semanas depois do primeiro dia da última menstruação. Contudo, nesse momento podem acontecer algumas surpresas, além de o bebê vir antes ou depois do esperado. Essas surpresas podem vir até mesmo para os profissionais mais experientes, como foi o caso da médica Leandra Campos que, por mais acostumada que seja a ajudar mães a darem à luz, surpreendeu-se com uma bebê nascendo empelicada.

O bebê nasce empelicado quando a bolsa não é rompida. No caso do parto que Leandra ajudou, a mãe estava dando à luz gêmeas e uma das bebês estava dentro da bolsa e estava sentada, o que é menos comum ainda. Esse caso aconteceu no Hospital Evangélico de Iporá, no centro de Goiás.

“É muito mágico. Porque antes da gente estourar a bolsa, o bebê está pleno lá, dormindo, sem precisar respirar, recebendo tudo pelo cordão umbilical”, disse a obstetra.

Empelicado

G1

As gêmeas nasceram na segunda-feira dessa semana. A primeira foi Rafaella, que não estava empelicada e nasceu na posição normal, ou seja, pela cabeça. Já Isabella saiu da barriga de sua mãe ainda na placenta e em uma posição pélvica, que no caso é sentada. De acordo com Leandra, o bebê estar empelicado já é raro, e estar sentado é mais raro ainda.

“Já fiz outros partos empelicados, mas com um bebê na posição pélvica foi a primeira vez. Esses partos são raros. Precisa ter muita técnica para eles saírem ainda dentro da bolsa. E assim a gente consegue ver como eles ficam dentro da barriga antes de nascer”, contou.

Segundo a médica, depois da cesárea, a mãe das gêmeas, Naiara Santos, ainda está internada junto das filhas. Mas todas estão bem e devem receber alta em breve.

Surpresa no parto

G1

Esse tipo de nascimento pode ser raro, mas existem outros casos além do dessas gêmeas de Goiás. Um deles aconteceu em Balneário Camboriú. O nascimento do bebê foi registrado pela fotógrafa Bruna Costa. Como se não bastasse a surpresa de o bebê ter nascido empelicado, o momento do nascimento da criança ainda contou com um pedido de casamento feito pelo pai do menino logo depois que o recém nascido foi tirado da barriga da mãe.

Em um dos vídeos desse momento, os enfermeiros chegaram a dizer que o bebê estava dormindo, mas na realidade, de acordo com a obstetra Joceane Andreia, ele estava apenas com os olhos fechados.

Segundo a médica que fez o parto, o nascimento de um bebê empelicado é incomum porque a bolsa amniótica é fina, e com os movimentos no momento do parto o natural é que ela se rompa.

Já para fotógrafa que estava registrando todo o procedimento, o momento foi de dupla emoção. E não apenas para ela. Toda a equipe de profissionais presentes também se surpreendeu ao ver o bebê saindo sem que a bolsa tenha se rompido e depois bateu palmas para o pedido de casamento. Tudo isso aconteceu no Hospital e Maternidade Santa Luíza.

Mesmo que esse tipo de nascimento seja incomum, tanto a fotógrafa Bruna quanto a médica Joceane já presenciaram outra situação desse tipo em seu trabalho. De acordo com especialistas, o bebê que nasce empelicado fica envolto pela bolsa amniótica que o protege e o ajuda na alimentação durante as 40 semanas de gestação.

Esse tipo de nascimento não provoca risco nem para a mãe, nem para o bebê. Depois do parto, é feito um pequeno corte na película, para estourá-la, e então retirar a criança de dentro dela. E não é possível prever quando esse tipo de evento pode acontecer.

Fonte: G1

Imagens: G1

Empresário é criticado na web após se fantasiar de serial killer Jeffrey Dahmer

Artigo anterior

Os perigos do zolpidem, remédio que viralizou entre os jovens

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido