• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Michael Caine confirma o final misterioso do filme A Origem

POR Gabi Noronha    EM Notícias      17/08/18 às 19h24

Muito além do impecável Batman: O Cavaleiro das Trevas, o cineasta Christopher Nolan possui um currículo e tanto. Por um lado, há quem o considere superestimado, por outro, muitos cinéfilos o consideram um dos melhores nomes dessa geração. Seja como for, o que é inegável em Nolan é o fato do diretor não ter medo de arriscar. Desde Following, seu primeiro longa em 1998, ele se mostrou disposto a seguir em frente com projetos audaciosos sem esperar agradar a todos. Nolan é tão desaforado que foi ele quem escolheu e insistiu para ter Heath Ledger como Coringa.

Entre seus filmes mais aclamados está A Origem, ficção científica de 2010. Na história, Leonardo DiCaprio é Cobb, um ladrão especializado em roubar segredos corporativos por meio da tecnologia do sonho compartilhado. Isso significa que ele é capaz de entrar no inconsciente de qualquer pessoa, sem ela saber e descobrir o que bem entender. O mundo dos sonhos, digamos, é bastante semelhante ao real. Para sair do cenário imaginário, a pessoa precisa sofrer um forte impacto para acordar no mundo real. Sem os cuidados necessários, é possível confundir os dois lugares.

A Origem e o final duvidoso

Cobb, por exemplo, carrega consigo uma tragédia pessoal. Houve uma época na qual ele e sua esposa passaram tanto tempo no mundo dos sonhos que perderam a noção do que era real. Para tentar acordar, ela se joga de um prédio. Acontece que infelizmente, ela já estava na realidade certa. Durante todo o filme, há várias cenas nas quais o espectador não sabe ao certo em qual ambiente os personagens se encontram. A dúvida, inclusive, se estende até os últimos segundos de projeção. Cobb conseguiu sair para a realidade ou estava apenas sonhando?

Na época, em 2010 mesmo, Michael Caine, intérprete de Miles, comentou sobre o assunto. Ele disse que seu personagem nunca é visto nos sonhos. Ou seja, se ele está em cena, o mundo é real. O que já esclarecia tudo! Agora, anos mais tarde, o ator deu mais detalhes. Em uma apresentação no festival Film4 Summer Screen, ele voltou a comentar sobre o caso.

Quando eu peguei o roteiro de A Origem, eu estava um pouco confuso. Então eu perguntei a ele [Christopher Nolan]: "Quando é sonho e quando é realidade?". Ele respondeu: "Bem, quando você está em cena é realidade". Por isso, entendam, quando eu estou em cena é realidade, quando não, é sonho", esclareceu.

Apesar de Nolan gostar de manter o final subjetivo, vamos levar em conta o fato de que, por mais atrevido que seja, ele não mentiria para Michael Caine.

Próxima Matéria
Via   Independent  
Imagens LB SR
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+