Misteriosas geleiras negras dominam a Groelândia

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      19/09/14 às 23h45

Jason Box é um professor de geologia da Dinamarca, e, à frente de políticos, ecologistas e geógrafos preocupados, foi até a Groelândia para tentar entender as razões para a misteriosa neve negra que pode ser encontrada na região, escurecendo a paisagem e criando um problema inesperado para o meio ambiente.

Isso porque o preto, como todo metaleiro sabe, é a cor que mais absorve calor. Se o gelo é preto, portanto, isso significa que seu derretimento será muito mais rápido, o que poderá ser uma real complicação para o aquecimento global.

De acordo com Box, a coloração exótica seria resultante de diversos fatores naturais, como tempestades de verão, fuligem de queimadas (que têm aumentado exponencialmente) e até micróbios. Mas pode também ser uma das coisas misteriosas sobre o aquecimento global, como os buracos os misteriosos buracos encontrados na Sibéria.

Climatologia-Geográfica19

Ainda segundo o geólogo, "o lençol escuro ficou 5,6% mais negro, produzindo uma absorção de energia equivalente ao dobro do consumo elétrico norte-americano atual", o que dá uma ideia da mudança térmica da região.

A situação gerou revolta e comoção pública, culminando numa petição online que visa chamar a atenção de representantes políticos locais e globais para a misteriosa situação.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+