Curiosidades

Mulher será indenizada depois de receber dentadura cor-de-rosa

0

Geralmente, as pessoas costumam ser bem preocupadas com as suas aparências, e uma das primeiras coisas que alguém nota no outro são os dentes. Eles viraram uma grande preocupação, por isso, vários e novos tratamentos foram feitos para eles. Isso porque perder os dentes pode ser algo assustador para qualquer um, independentemente do quão vaidosa seja essa pessoa.

Agora imagine pagar por um tratamento e não receber aquilo que se esperava? Foi exatamente isso que aconteceu em um caso em Minas Gerais. No caso, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou uma clínica odontológica e um dentista a indenizarem a cliente em 380 reais por danos materiais e sete mil reais por danos morais. Essa decisão cabe recurso.

O caso foi que a cliente recebeu uma prótese dentária com um aspecto diferente do que tinha sido combinado. A paciente disse, em depoimento, que houve falta de atenção da fabricante porque ela pediu uma peça de material incolor e com dentes separados para ter mais naturalidade no produto. No entanto, o que ela recebeu foi na cor rosa.

Dentes

MD Frossad

Ainda de acordo com ela, quando exigiu que o profissional refizesse o serviço ou devolvesse o dinheiro, o fabricante se negou, dizendo que a prótese estava perfeita.

Na primeira instância, o que foi entendido foi que o valor pago pela prótese deveria ser ressarcido, mas que o caso não tinha causado danos morais que justificassem uma indenização. Contudo, a paciente recorreu ao Tribunal, e o  desembargador Roberto Vasconcellos discordou da decisão da primeira instância.

Segundo Vasconcellos, o profissional que trabalha com tratamento de estética dos dentes tem a obrigação de entregar o resultado, ou seja, chegar no produto final que o cliente pediu e esperava no momento em que estava contratando o serviço.

Ainda conforme o relator, o produto com aparência diferente do que havia sido combinado gera dano imaterial. Isso porque a cliente acabou sendo submetida a transtornos psicológicos e de autoestima. Ele ainda pontuou que uma prótese tem característica “personalíssima” e deve levar em consideração o bem-estar do paciente.

Tratamento

Odonto company

Entre os tratamentos de dentes, o mais comuns é o aparelho. Ele é usado para corrigir a posição dos dentes e melhorar tanto a aparência quanto a funcionalidade dos dentes. Geralmente, as pessoas que usam aparelhos sofrem por alguns meses ou até mesmo anos para consertar seus dentes. E depois de um tempo, eles voltam a se separar. Sim, isso pode acontecer!

Chama-se diastema o espaço entre os dentes. Vários motivos podem causá-lo, como por exemplo, por conta da largura dos dentes que é insuficiente para fechar um espaço existente somada à falta de planejamento e previsão do tratamento. Esse espaço pode ser um incômodo não apenas estético, como também acabar gerando problemas de saúde bucal.

Isso porque, esse espaço entre os dentes deixa um livre acesso para os alimentos encostarem no tecido periodontal, que é a estrutura relacionada com a sustentação e que deveria estar protegida.

Além disso, se a pessoa não fizer uma limpeza correta, pode acontecer o surgimento do biofilme bacteriano, conhecido popularmente como placa. Essa placa pode levar a uma infeção da gengiva e pode evoluir para uma periodontite e destruir essa base, consequentemente, causando a queda do dente.

De acordo com a OMS, a doença periodontal atinge 90% da população mundial. Por conta disso é bem importante que as pessoas tenham o cuidado necessário com a higiene oral e frequentem o dentista com regularidade, ainda mais se a pessoa notar essa abertura entre os dentes, mas quiser mantê-la.

No entanto, mesmo depois de corrigidas as causas primárias e depois da fase de contenção, não existe uma garantia de que os dentes ficarão daquela forma para sempre.

De acordo com Sormani Pimenta Sacchetto, ortodontista e membro da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (Abor), isso pode acontecer por conta das mudanças naturais nos ossos, nos músculos da face e gengiva. Tudo isso pode levar a movimentações e aberturas. Por conta disso, o cuidado com a posição dos dentes pode ser uma coisa que a pessoa tem que ficar atenta por toda a vida.

Embora os diastemas provocados pelos desequilíbrios que não foram corrigidos antes do tratamento dentário possam aparecer em qualquer idade, o último terço da vida é quando eles são mais propensos de aparecer.

Fonte: Bhaz,UOL

Imagens: MD Frossard, Odonto company 

Entenda o que são “voos fantasmas” e por que as companhias aéreas os mantêm

Artigo anterior

Aluna de 48 anos se emociona ao olhar formiga em microscópio

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido