Entretenimento

Na China, novelas com capítulos de 1 minuto rendem dinheiro e servem de inspiração para o Brasil

0

Não é novidade para ninguém que a novela é uma das atrações preferidas pelos brasileiros. Ocupamos grande parte do nosso tempo acompanhando os mais diversos tipos de histórias. A relação entre o brasileiro e as novelas é algo antigo, visto que sua exibição começou na década de 1950. Elas acompanham a história do Brasil há quase 70 anos, e se tornaram, de fato, uma parte dos brasileiros. No entanto, isso não quer dizer que nós não podemos ser inspirados por tendências acontecendo do outro lado do mundo.

Um exemplo disso são as novelas que têm capítulos que duram somente um minuto. Esse tipo de conteúdo se tornou um verdadeiro fenômeno na internet da China. E curiosamente, isso teve um reflexo tanto na produção como no consumo de conteúdos aqui no nosso país.

Capítulos de 1 minuto

Prop mark

Esse formato de capítulo foi desenvolvido pelo Kwai, aplicativo rival do TikTok, de forma pioneira. O roteiro dessas novelas é colocado em esquetes com poucos segundos e isso acabou atraindo uma audiência tão grande e patrocínios que, por isso, elas são apontadas como o responsável pela virada nos negócios do Kwaishow, que é a empresa que controla o aplicativo. Uma dessas novelas, chamada Donglan Snow, tem mais de 100 milhões de usuários acompanhando todos seus capítulos curtos.

Para se ter uma ideia de como essas novelas realmente mudaram e salvaram o app, um ano atrás a empresa teve um prejuízo de 600 milhões de dólares no primeiro semestre. No mesmo período nesse ano, pela primeira vez desde 2021, a empresa tem um saldo positivo de seis milhões de dólares.

Esse conteúdo também trouxe anúncios patrocinados para a rede social, tendo um crescimento de 300% de 2022 para 2023. O relatório feito pela empresa mostra que as novelas que passam na televisão não atingem a média de audiência que as produções do Kwai conseguem.

Fenômeno

G1

No nosso país, esse formato também se transformou em um fenômeno. As atuações extremamente amadoras são alvo de piadas, mas ao mesmo tempo, de adoração pelo público. Um exemplo é o perfil “Momentos de inspiração”, um perfil de dramas curtos, que tem mais de 650 mil seguidores.

Ainda de acordo com o relatório da Kwaishow, uma outra tendência são as vendas ao vivo dentro da própria plataforma. De acordo com ele, 10% da receita da rede social vem desse live commerce, que é quando os streamers mostram produtos que podem ser comprados através da própria live.

Na China, esse modelo é extremamente bem sucedido e é responsável por 20% de todas as vendas do comércio eletrônico do país. E essa tendência também é bem grande no Brasil, visto que nosso país é um dos poucos do mundo em que o Kwai dá a possibilidade de abrir uma live commerce.

Novelas

Globo

Mesmo as novelas com capítulos curtíssimos fazendo bastante sucesso, isso não faz com que as produções tradicionais também façam sucesso. E nesse caso, são as produções nacionais que ganham o mundo.

Dentre todas as novelas, existem aquelas que deixam seu marco na cultura do país, e o Brasil todo foi conquistado pela história de Nina, Carminha e Tufão. Tanto é que, até hoje, a vilã dessa novela de 2012 é lembrada como uma das mais icônicas. O sucesso da novela não se limitou ao nosso país. Ela foi transmitida também no Egito, Jordânia, Arábia Saudita, Síria e outros 15 países do Oriente Médio. Além disso, a novela também ganhou um nome em inglês, “Brazilian Avenue”, e foi comercializada para mais de 130 países.

Outra produção que também parou o Brasil foi “Gabriela”. A trama de Jorge Amado também teve esse efeito nos países onde foi exibida. Por exemplo, em Portugal, a novela de 1977 influenciou diretamente o comportamento dos portugueses, além de ditar moda na época.

E se essas novelas de um minuto da China estão nos influenciando agora, o país já comprou uma única novela do nosso país: A Escrava Isaura. A novela de 1976 fez tanto sucesso que foi exportada para aproximadamente 80 países.

“Até hoje, não entendo como fez tanto sucesso. A ‘Escrava Isaura’ não chega a ser um romance bem escrito, mas tem um ‘story-line’ absurdamente bom para uma novela. A escrava desejada por seu dono faz o espectador lidar com o medo, talvez o mais forte de todos os sentimentos. Todos nós temos medo de quem é mais forte. Quem não vai se identificar com essa escrava?”, disse o autor Gilberto Braga.

Fonte: Tilt,Clipping card

Imagens: Prop mark, G1, Globo

Quem tem diabetes tem risco maior de desenvolver transtorno alimentar

Artigo anterior

Esses são os melhores e piores lanches de fast food de acordo com nutricionistas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido