Curiosidades

Nadador é perseguido por tubarão e recebe ajuda inusitada

0

Os ataques de tubarões são algo preocupante em todo mundo. E por mais que ser atacado por um tubarão não seja uma coisa corriqueira, às vezes, isso acontece. Claro que toda a experiência pode ser muito traumatizante, ou até fatal. Mas em alguns casos, coisas um tanto quanto fora do comum acontecem.

Temos como exemplo o que aconteceu com o nadador britânico Adam Walker. Ele foi protegido de um ataque de um tubarão branco, que é um dos principais predadores do oceano, por um grupo de golfinhos. Esse caso aconteceu no Estreito de Cook, na Costa da Nova Zelândia.

Logo que Walker entrou na água os golfinhos se aproximaram dele e começaram a nadar junto com o homem. Até então, tudo parecia calmo, até ele notar o tubarão a poucos metros de distância dele.

Ajuda inesperada

“Olhei para baixo e vi um tubarão alguns metros abaixo de mim. Tentei não entrar em pânico, pois meu objetivo era nadar as 16 milhas”, contou ele em um vídeo no seu canal no YouTube.

Os golfinhos formaram um anel protetor ao redor do nadador quando o tubarão começou a se aproximar, como um mecanismo de defesa. “Gosto de pensar que eles estavam me protegendo e me guiando. Esta memória vai ficar comigo para sempre”, disse Walker.

A formação desse anel é a principal forma de defesa dos golfinhos contra um ataque de tubarão. Eles podem ter ido defender o nadador por terem pensado que ele era um deles.

“Não posso dizer se os golfinhos vieram em meu auxílio, pois eles não podem falar comigo, mas posso dizer que depois de alguns minutos o tubarão desapareceu e os golfinhos ficaram comigo por mais 50 minutos, o que foi uma experiência incrível”, concluiu ele.

Ataque de tubarão

Aventuras na história

Em 2021, o Arquivo Internacional de Ataque de Tubarão do Museu de História Natural da Flórida investigou 137 supostas interações tubarão-humano. Com isso, ele confirmou 73 mordidas de tubarão não provocadas em humanos e 39 mordidas provocadas.

No caso de Walker, ele conseguiu sobreviver para contar a história graças à ajuda dos golfinhos. Mas nem todos têm essa sorte. Pelo menos, Jared Trainor pode se considerar sortudo por ter sobrevivido a um ataque.

O estadunidense de 31 anos sobreviveu a um ataque de tubarão em outubro. O ataque aconteceu enquanto ele surfava na praia de Centerville, no condado de Humboldt, no norte da Califórnia, nos Estados Unidos.

De acordo com o jornal The Times-Standard, ele só conseguiu sobreviver porque acertou um chute na cabeça do animal. O tubarão havia atingido a perna de Jared quando mordeu sua prancha, o que causou ferimentos graves.

Assim sendo, no momento do ataque de tubarão, o homem estava sozinho, o que piorava sua situação. De acordo com o Daily Mail, após a mordida, Jared foi arrastado para debaixo da água pelo animal, que “mastigou” sua perna direita. Então, o homem disse à imprensa que conseguiu se soltar agarrando o corpo do tubarão com uma mão e chutando ele com a perna que não estava em sua boca até que o animal se soltasse e nadasse para longe.

A mordida do tubarão atingiu a coxa e perna direita do surfista, e as feridas mediram aproximadamente 48 centímetros. Portanto, tiveram que ser fechadas com grampos. Por sorte, Trainor conseguiu ainda chegar à praia, onde pegou seu celular e pediu a ajuda de um colega surfista.

De acordo com o UOL, Haley Martino, irmã de Jared, criou uma “vaquinha” para arrecadar dinheiro para pagar as despesas médicas do irmão. Ela escreveu: “Ele sofreu vários ferimentos na coxa, mas tem sorte de estar vivo”.

Fonte: Razões para acreditar, Aventuras na História

Imagens: YouTube, Aventuras na História

É possível simular um buraco negro?

Artigo anterior

O que é a entidade do filme de terror ‘Smile’?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido