Curiosidades

Não usar papel higiênico depois de fazer cocô é o certo. Entenda o motivo

0

Um dos principais itens de uma lista de compras é o papel higiênico. Ele é um tipo de papel fino e absorvente, que se desmancha em contato com a água, utilizado para uso sanitário e higiene pessoal. Assim, é realmente difícil imaginar como as pessoas viviam sem o produto. E algumas questões envolvendo ele sempre são levantadas, como por exemplo, se seu uso é realmente o mais higiênico.

Recentemente, a apresentadora Ana Clara disse que não usa mais o papel higiênico para limpar o ânus depois de fazer cocô porque, de acordo com ela, “faz mal” para a região anal. Ela entrou nesse assunto durante sua entrevista ao podcast PodPah, quando falou sobre qual era a pior coisa de se estar confinada em um reality show.

“Pior coisa é fazer cocô. O problema não é nem a câmera [dentro banheiro], é que a porta não tem tranca. Às vezes você tá cagando e alguém abre a porta”, disse ela. E depois dessa fala, Ana Clara explicou que é uma usuária do chuveirinho ao invés do papel higiênico.

O que muitas pessoas podem não saber é que ela está certa, já que lavar o ânus com a ducha higiênica ou com o chuveirinho é o mais recomendado depois de fazer cocô. E quando eles são usados não é preciso deixar a água entrar.

Usar a ducha

Fani

Mesmo que as pessoas saibam que o uso do chuveirinho é mais higiênico, muitos não sabem como usá-lo. E é mais simples do que a maioria pensa. Quando a pessoa estiver no vaso, ou em um bidê, ela faz a regulagem da ducha para que a água saia com uma pressão adequada, ou seja, não muito fraca e nem muito forte.

Então, a pessoa tem que entreabrir a região de uma forma que o ânus fique exposto e fazer uma força para fora para que o local seja limpo de uma forma mais eficaz. Assim, a água irá limpar externamente e então é o momento de passar um sabonete neutro e esfregar, de forma delicada, a região perianal.

Se a pessoa não tiver a ducha, ela pode usar o chuveirinho do box, ou então deixar a água do chuveiro ir até o ânus. E depois de lavar a região, enxague e seque bem. Essa secagem pode ser feita com uma toalha, ou então com um pedaço de papel higiênico que deve ser somente encostado no local.

Caso a pessoa faça cocô fora de casa com uma frequência grande, ou então não consiga lavar a região com água e sabão, uma alternativa pode ser o lenço umedecido. Contudo, ele não deve ser usado sempre.

“Alguns lenços possuem produtos como perfume ou álcool que podem alterar a microbiota (flora) da pele ao redor do ânus e causar irritação e reação alérgica, além de promover atrito que, em excesso, pode ser prejudicial e causar feridas com o tempo”, disse Vinícius Lacerda, cirurgião do aparelho digestivo e médico assistente voluntário do ambulatório de Doenças Infecciosas do Ânus e do Reto do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Além disso, se não houver uma higiene adequada na região, isso pode resultar em irritação da pele, coceira, piorar as hemorroidas e fissuras anais, e deixar a pele mais suscetível a ISTs, como herpes e HPV.

Papel higiênico molhado

Vida organizada

Se o papel higiênico for o único método disponível, nesse caso a pessoa pode molhá-lo, realmente encharcá-lo de água, e deixar a água dele limpar o ânus sem que aconteça muito atrito. Depois que isso for feito, basta secar a região com papel seco, mas sem esfregar.

Quando o papel higiênico seco for usado é importante saber que não se deve fazer a higienização com uma intensidade grande porque isso pode acabar resultando em um machucado no local.

Fonte: VivaBem

Imagens: Fani, Vida organizada

Exercícios em excesso podem causar rabdomiólise, conhecida como doença da urina preta

Artigo anterior

Por que prédios em construção usam sainha de tela? Ela realmente funciona?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido