Curiosidades

No Dia Internacional do Café veja 7 vantagens da cafeína

0

café é a bebida que a maioria dos brasileiros ama e que vem servida em pequenas xícaras ou até mesmo em grandes copos. Ela já foi uma das mercadorias mais negociadas no mundo por conta do valor monetário. O que se sabe é que, desde sua época gloriosa, ela nunca saiu do gosto do povo.

Há quem não consiga começar o dia sem um cafézinho ou aqueles que nem conversam pela manhã, se não sentirem aquele cheirinho gostoso e o café quente na boca. Para os incuráveis amantes de café, qualquer hora é hora de tomá-lo.

O amor pela bebida pode ser uma coisa quase universal e conhecida por todos. Talvez por isso, ele tenha um dia dedicado a si. Hoje, 14 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Café. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água.

Esse pode ser um dado benéfico. Até porque, o café pode ser um grande aliado para a saúde. Já que a cafeína não apenas estimula, como também tem vantagens para a prática esportiva. Isso porque ela é uma substância que ativa os músculos e dá um maior rendimento durante o exercício. Além de ajudar a perder peso simultaneamente.

Para comemorar o Dia Internacional do Café mostramos aqui algumas vantagens que a bebida tem. E com certeza, se você é um amante de café, pegará sua xícara para beber logo seu cafézinho.

1 – Energia

Cafe1 730x410, Fatos Desconhecidos

A cafeína aumenta a energia porque ajuda na absorção do corpo dos hidratos de carbono. Assim, existe mais glicose disponível para ser aproveitada pelos músculos.

2 – Resistência

Cafe2 768x427, Fatos Desconhecidos

A cafeína também é uma ótima aliada no aumento da resistência física. Até porque ela aumenta a quantidade de adrenalina no cérebro. Além de atuar como um estimulante mental, que obriga a pessoa a ter um esforço maior durante mais tempo.

3 – Retarda fadiga e esgotamento muscular

Cafe3 800x533, Fatos Desconhecidos

A substância também consegue fazer isso porque ela tem semelhanças com a adenosina, que é um neurotransmissor que tem a função de transmitir a informação de cansaço para o cérebro. Então, quanto maior for o cansaço, mais adenosina é produzida.

E como a cafeína é parecida com a adenosina, os neurônios não conseguem diferenciá-las e se juntam a ela. Quando a cafeína preenche o espaço nos neurônios que é reservado para a adenosina, isso acaba evitando que o cérebro receba informação de cansaço.

4 – Adaptação

Cafe4 840x460, Fatos Desconhecidos

A cafeína aumenta a produção de catecolaminas no plasma. Isso dá ao organismo uma maneira de se adaptar ao esforço físico e mental.

5 – Perder peso

Cafe5 2047x1440, Fatos Desconhecidos

Ela também ajuda na perda de peso durante o exercício físico, mesmo que não queime gorduras como é falado. A cafeína é relacionada com a perda de gordura porque, o aumento de adrenalina faz com que a pessoa treine com uma maior intensidade. Logo, isso aumenta a resistência. E a cafeína ajuda a pessoa a treinar por mais tempo e por isso ela perderá mais gordura.

6 – Diminui dores musculares

Cafe6 620x463, Fatos Desconhecidos

Outra vantagem da cafeína é que ela diminui as dores musculares durante o treino. Já que em comparação, as pessoas, que não bebem café de forma habitual, sentem mais os efeitos dessas dores.

7 – Protege o cérebro

Cafe7 600x612, Fatos Desconhecidos

De acordo com vários estudos, a relação entre o consumo de café e a doença de Parkinson são relacionadas dizendo que o consumo dela diminui aproximadamente 60% as chances da doença. Isso acontece porque, aparentemente, a cafeína tem um efeito protetor para o cérebro sempre que ingerida com moderação.

A história da raposa resgatada que virou melhor amiga de cão

Matéria anterior

Afinal, o que é um Shinigami, o ser presente em vários animes?

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos