Afinal, o que é um Shinigami, o ser presente em vários animes?
Tempo de leitura:2 Minutos, 37 Segundos

Afinal, o que é um Shinigami, o ser presente em vários animes?

Quanto mais o tempo passa, mais a cultura japonesa fica forte no ocidente, principalmente no Brasil. O que um dia já foi apenas culinária japonesa, está cada vez mais incluso no nosso dia-a-dia. A cultura asiática na verdade vem se incluindo de forma rápida e sendo bem aceita. Uma prova disso foi Parasita, filme coreano ganhando o Oscar. Além disso, o k-pop, um dos gêneros musicais mais populares e amados na Ásia tem conquistando diversos fãs, principalmente com o surgimento dos grupos BTS e Blackpink. As animações japonesas são bastante amadas e nos apresentam diversas coisas sobre o continente, como os costumes, os deuses e até mesmo o Shinigami.

Por meio de animes famosos, como Naruto, One Piece, Death Note e vários outros, podemos aprender um pouco sobre os costumes no Japão. Quais são as crenças, o que eles desprezam e coisas do tipo. Se você já acompanhou alguma dessas obras, já deve ter ouvido falar do Shinigami. Mas, o que seria esse ser? Pensando um pouco sobre, decidimos buscar e trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos trouxe mais detalhes a respeito. Confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Afinal, o que é o Shinigami?

O Shinigami é uma entidade sobrenatural da mitologia japonesa. Você já deve ter ouvido falar sobre ele, mas sabe o que de fato é e o que faz? Bom, Shinigami significa “Deus da Morte”. Esses deuses são entidades conhecidas na cultura japonesa por induzirem as pessoas ao suicídio ou convidares os seres humanos à morte. A “função” principal do Shinigami é garantir que as pessoas morram no tempo certo. Esse ser seria para os japoneses o equivalente a nossa figura ocidental da Morte. Porém em nossa cultura a morte age sozinha, enquanto existem diversos Shinigamis.

A história do Shinigami

Há diversos mitos, lendas, superstições e histórias envolvendo essas criaturas sobrenaturais. Em algumas culturas, essas criaturas são as responsáveis por levar os mortos ao submundo para o julgamento final. O Shinigami também seria capaz de possuir as pessoas e incitá-las a cometer suicídio. De acordo com algumas lendas, eles conhecem o tempo de vida de cada pessoa. Desta forma, sua função é fazer com que cada um morra na hora certa.

Estudiosos dizem que a figura do Shinigami surgiu para ser uma justificativa sobre suicídios cometidos por japoneses no passado. Em uma província do Japão, a lenda diz que a pessoa que for sair a noite para conhecer alguém deve tomar chá ou comer um prato de arroz antes de ir dormir. Se não fizer isso, seria visitado por um Shinigami. Enquanto isso, em outra província existe o mito de que essas criaturas possuíam as pessoas e as conduziam para as montanhas, mares e caminhos de ferro para cometerem suicídio.

A origem exata dessas criaturas não é conhecida, mas o termo apareceu pela primeira vez, em 1721, em uma peça de teatro. Hoje em dia, a palavra Shinigami é usada para designar qualquer ser sobrenatural que tenha relação com a morte.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.