Curiosidades

Nós temos lágrimas diferentes para cada ocasião

0

O corpo humano tem vários processos que nem sempre recebem a atenção necessária, como por exemplo, as lágrimas. O choro é um processo fisiológico dos seres vivos. Todos os seres humanos e vários animais são capazes de chorar. O choro pode ser de alegria, tristeza, irritação, dor e acontecer até mesmo durante um bocejo. Como ele pode ser visto como um sinal de fraqueza, acaba sendo evitado por muitas pessoas, enquanto outros choram por qualquer motivo.

Seja uma gota ou uma enxurrada, as lágrimas saem dos olhos, mas isso não quer dizer que elas sejam iguais. Por exemplo, mesmo que a lágrima nem escorra pelo rosto, ela tem uma composição complexa e que varia de acordo com o tipo de estímulo recebido. Veja quais são os tipos que existem.

Tipos de lágrimas

iStock

Lágrima basal

É o filme lacrimal que fica em contato permanente com a superfície dos olhos. A produção desse tipo é constante, sendo em média de um a dois microlitros por minuto. A sua função é proteger os olhos do ambiente externo, lubrificar e estabilizar o globo ocular, e também dar nutrientes e ajudar na visão.

Lágrima reflexa

Esse tipo é produzido como uma resposta a um componente irritante, como por exemplo, poeira, inseto, produto químico, o gás formado pelo corte da cebola ou durante o bocejo e tosse excessiva. A quantidade produzida dessa lágrima é maior que a basal, já que tem o objetivo de eliminar aquilo que está incomodando.

Lágrima emocional

Essa é expelida quando uma pessoa chora por conta de alguma emoção, seja alegria, raiva ou orgasmo. Ela sai por conta da ativação do sistema límbico, que está relacionado com as emoções, que faz comunicação com o sistema lacrimal.

Composição

VivaBem

A maior parte das lágrimas, 98%, é composta por água. Essa estrutura é dividida em três camadas. São elas:

Camada interna

Formada por mucinas, que é um tipo de proteína que ajuda na adesão da camada aquosa no olho para que ela fique estável e mantenha o globo ocular lubrificado sempre. Outros componentes dela são imunoglobinas, ureia, sais e glicose.

Camada intermediária

Tem a função de lubrificar e proteger e é aquosa. Ela é composta por proteínas, metabólitos, sais inorgânicos, glicose, oxigênio e eletrólitos como magnésio, bicarbonato, cálcio, ureia. Todos esses componentes ajudam na manutenção da saúde da superfície ocular e a eliminar detritos e toxinas.

Camada externa

Ela é a barreira lipídica contra o ambiente externo. Ela faz a proteção da camada aquosa para ela não evaporar. Essa camada é composta por colesterol, ésteres de cera, ácidos graxos e fosfolipídios.

Por mais que exista essa divisão das camadas, na prática, elas são sobrepostas e misturadas. “A grande maioria do filme lacrimal é uma fase aquosa contendo várias concentrações de mucina dependendo da camada e uma fina camada lipídica superficial”, disse um estudo de 2023.

Lágrimas para cada ocasião

VivaBem

Mesmo que toda lágrima seja fruto dessas camadas e dos seus componentes, a quantidade de proteínas, lipídios e imunoglobulinas varia.

Por exemplo, nas lágrimas basais, o conteúdo de proteínas e lipídios é mais alto. Isso também é visto nas reflexas. É considerado que elas tenham uma quantidade maior de anticorpos para defender os olhos de um elemento irritante.

No caso das lágrimas emocionais, sua composição é mais rica do que as outras, tendo hormônios como prolactina, ACTH, testosterona e leucoencefalina. Uma hipótese é que essas substâncias seriam uma ajuda para regular o organismo, promovendo uma sensação de conforto.

Em 1981, o bioquímico William H. Frey II publicou o resultado de um estudo avaliando a composição das lágrimas reflexas e emocionais. Ele mostrou que, nas mulheres, a concentração de proteínas nas lágrimas emocionais era 21% maior do que nas reflexas.

Na comparação entre as lágrimas de homens e mulheres que foram induzidas pelo mesmo estímulo, Frey II não viu nenhuma diferença significativa na concentração de proteínas.

Contudo, com relação às lágrimas emocionais, os estudos não têm um consenso sobre qual é o seu papel na saúde física e mental.

Fonte: VivaBem

Imagens: iStock, VivaBem

Como é o ‘tubarão fantasma’ achado no breu do fundo do mar

Artigo anterior

Sapo de 270 milhões de anos é nomeado em homenagem a Kermit, dos Muppets

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido